Fussesp: Conselho de Comunidades Estrangeiras faz parceria com Fundo Social

Objetivo é beneficiar esses grupos com futuras parcerias

seg, 10/03/2003 - 19h03 | Do Portal do Governo

Do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo


O Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre) doou simbolicamente uma padaria artesanal para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo(Fussesp) e assumiu o compromisso de arrecadar outros kits de padarias, em evento realizado nesta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes.

No ato que reuniu Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fundo Social do Estado, e cerca de 40 pessoas, representantes de 16 diferentes nacionalidades, foi definido que as entidades sociais vinculadas ao Núcleo de Ação Social dos grupos representantes do Conscre serão cadastradas no Fussesp. A ação visa beneficiar esses grupos com futuras parcerias, destacando-se em especial a participação no programa de Padarias Artesanais.

Durante a reunião, Maria Lúcia Alckmin contou como funciona o programa de panificação que neste dois anos distribuiu três mil kits para cerca de 1.200 entidades assistenciais da Capital, 638 fundos municipais, além de hospitais, unidades da CDHU, Febem, presídios, tribos indígenas, assentamentos e comunidades quilombolas.

Além da doação dos kits de panificação foram capacitados 1.918 agentes multiplicadores. Destes, 600 fizeram o curso na Capital e 1.318, no Interior, onde as aulas foram ministradas nas 13 células regionais do Fussesp, atendendo Fundos Municipais de todo o Estado.

Na prática, cada entidade da Capital indica dois participantes que após um dia de curso, com direito a diploma da Secretaria da Agricultura, tornam-se multiplicadores voltando para suas comunidades com o compromisso de repassar as instruções recebidas.

Cada kit contém um forno, um botijão de gás, uma balança, um liqüidificador, uma batedeira e quatro assadeiras e é doado por empresas parceiras da iniciativa privada. Neste um ano e meio de existência, o programa recebeu a adesão de mais de 30 empresas.

Por último, a presidente do Fussesp fez questão de enfatizar que os membros do Conscre estão dando exemplo para toda a sociedade: ‘o que vemos neste grupo de pessoas é uma união, uma harmonia que deve ser seguida por todos que querem um mundo melhor’, concluiu.