Fussesp comemora 2 anos do Programa Padarias Artesanais e lança campanha institucional

Aviso de pauta desta sexta-feira, dia 7, às 11 horas

qua, 05/11/2003 - 15h08 | Do Portal do Governo


O Programa de Padarias Artesanais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) está completando dois anos nesta sexta-feira, dia 7. O aniversário será marcado pelo lançamento de campanha institucional com o objetivo de ampliar as parcerias com a sociedade civil e o alcance do programa.

O filme da campanha, desenvolvido gratuitamente pela agência Lew Lara, será apresentado em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, nesta sexta-feira, dia 7, às 11 horas, com as presenças do governador Geraldo Alckmin e da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, além de presidentes de fundos sociais de diversos municípios, representantes de entidades sociais, parceiros e autoridades. Durante a confraternização, uma Padaria Artesanal estará funcionando no Hall Nobre do Palácio.

Em dois anos, foram implantadas quase 4 mil padarias artesanais, sendo cerca de 1,35 mil em entidades assistenciais da Capital cadastradas no Fussesp, 1,82 mil kits foram entregues aos fundos sociais de solidariedade do Interior do Estado e mais de 150 aos fundos municipais da Grande São Paulo, além dos 426 distribuídos às escolas estaduais do programa Escola da Família, que permanecem abertas nos fins de semana. A meta é atingir as seis mil escolas da rede pública estadual, com o objetivo de aproximar a comunidade das escolas, evitando a violência e as drogas.

Agora, o Fussesp firmou parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferecer um curso de formação de cooperativas e microempresas aos multiplicadores em todo o Estado. É uma forma de ensinar a comercializar os pães produzidos.

Para Lu Alckmin, as Padarias Artesanais levam ética, cidadania, saúde e dignidade às pessoas. Possibilitam a capacitação de agentes multiplicadores, geração de emprego e ampliação da renda. O programa segue a linha mestra do Fundo Social de Solidariedade, desenvolvendo diversos programas que visam, principalmente, ações comunitárias que exercitem a solidariedade educacional e não apenas o assistencialismo.

A presidente do Fussesp também credita o sucesso desse trabalho ao empenho e à participação das primeiras-damas dos municípios, às presidentes das entidades sociais e aos diversos parceiros do programa.

Somente este ano, foram realizadas 23 reuniões em diferentes regiões do Estado. Em cada visita estiveram presentes as presidentes dos Fundos Sociais de Solidariedade municipais, que fizeram relatos do funcionamento das padarias que receberam. Essas informações foram repassadas aos parceiros que possibilitaram o repasse dos kits.

Programa Padarias Artesanais

O programa nasceu como uma das principais iniciativas do Plano de Geração de Emprego e Renda do Fussesp. Tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de renda. A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Para a viabilização do programa são capacitadas, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais e entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os Kits de Padaria Artesanal, compostos por um forno de inox, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras de alumínio, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 700,00.

Na prática, cada entidade da Capital indica dois participantes que, após um dia de curso, com direito a diploma da Secretaria da Agricultura, tornam-se multiplicadores. Eles voltam para suas comunidades com o compromisso de repassar as instruções recebidas. No Interior, as aulas são ministradas nas 13 células regionais do Fussesp. Ao todo, já foram capacitados cerca de 7 mil agentes multiplicadores no Estado.

Entre as comunidades beneficiadas estão assentamentos, comunidades quilombolas e indígenas, unidades da Febem, penitenciárias, unidades do S.O.S. Bombeiros, conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), 636 fundos municipais, além de hospitais, creches e entidades assistenciais cadastradas na Capital pelo Fussesp. No Interior, são beneficiados os Fundos Municipais, que avaliam as condições e necessidades de cada entidade. Mais informações podem ser obtidas no Fussesp, pelo telefone (11) 3874-6766.

Data: Sexta-feira, dia 7 de novembro de 2003
Horário: 11 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi 4.500
Presenças do vice-presidente do Grupo Santander Banespa, Miguel Jorge e do sócio e diretor de criação da Lew Lara, Jacques Lewkowicz

Cíntia Cury