Fussesp: Andradina realiza a VII edição dos Jogos Regionais do Idoso

Participam deste campeonato 1.700 atletas

qui, 21/08/2003 - 15h32 | Do Portal do Governo

A realização dos Jogos Regionais dos Idoso- JORI na próxima sexta-feira, dia 22, a partir das 18 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Agenor Francisco da Cunha, movimentará o município de Andradina. Mais do que uma disputa, o evento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), tem como objetivo promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Estarão participando 1.700 atletas, com idade mínima de 60 anos, vindos de 40 municípios na região de Araçatuba.

A cerimônia de abertura contará com o desfile de todas as delegações que vão interpretar o Hino Nacional. A pira olímpica será acesa pelo atleta de Andradina, João Dantas Coelho, e o juramento feito pelo atleta Lourival Arnaldo.

As competições, que se realizarão nos dias 22, 23 e 24, incluem as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será domingo, dia 17, às 12 horas, no próprio Ginásio Municipal de Esportes.

Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados em outubro, no município de Brotas. Independentemente da classificação, todos os participantes receberão medalhas. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados.

Implementação de novas políticas públicas para idosos

Com o aumento progressivo da expectativa de vida, é preciso um novo entendimento e comportamento em relação à terceira idade, defende a presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin. “Cabe aos governantes, a implementação de ações que promovam a reintegração do idoso ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse novo quadro que se apresenta”, afirma.

Neste sentido, os Jogos Regionais do Idoso têm sido reconhecidos como um exemplo a ser seguido. “Ao fazer parte de uma equipe, o indivíduo tem uma nova visão de si mesmo e resgata sua auto-estima, melhorando seu convívio social”, observa Maria Lúcia, destacando também a valorização da prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem-estar.

Torcedora entusiasta desses atletas, a primeira-dama do Estado ressalta que, mesmo quando não ganham a disputa, os participantes são vencedores, devido ao espírito fraterno e solidário que a prática esportiva propicia. “A possibilidade da integração e participação do cidadão idoso no processo social valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania”, enfatiza.

Caraguatatuba, no Litoral Norte, é o próximo município que irá sediar os Jogos Regionais do Idoso. Em seguida, já é a etapa final do campeonato, que será realizada em outubro, no município de Brotas.

Os Jogos Regionais do Idoso têm a parceria da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e o apoio do Banco Nossa Caixa. Estarão presentes na cerimônia, a presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin; o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, o prefeito de Andradina, Fabiano Castilho Teno, a presidente do Fundo Social do município, Solange Castilho Teno, e o presidente da Câmara, Edilson Gomes da Silva, entre outros.

– COLETIVA: às 17h30 Ginásio Municipal de Esportes Agenor Francisco
da Silva – Rua Paraíba, 1042 – Bairro Piscina –
– ABERTURA: às 18 horas – mesmo local da coletiva
– Informações Fundo Municipal de Andradina- (18) – 3702-1000 – Sérgio Nunes