Fundo Social reúne primeiras-damas da Grande São Paulo no Palácio dos Bandeirantes

Durante o encontro, foram trocadas experiências sobre programas de inclusão social realizados nos municípios

qua, 14/04/2004 - 16h48 | Do Portal do Governo


Durante o encontro, foram trocadas experiências sobre programas de inclusão social realizados nos municípios

Um almoço de confraternização. Foi dessa maneira que a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Lu Alckmin, definiu o encontro realizado com as primeiras-damas de todos os municípios da Grande São Paulo, nesta quarta-feira, dia 14, no Palácio dos Bandeirantes. Durante a reunião, as primeiras-damas mencionaram os importantes programas de inclusão social que são realizados nos municípios em parceria com o Fussesp.

Para a primeira-dama da cidade de Poá, Edir Mendonça Felipp, o Fundo Social atua como um “pronto-socorro”, atendendo à população carente com eficientes medidas emergenciais. “A corrida aos Fundos Sociais de cada município aumenta na medida em que cresce o desemprego no País. Por isso, estamos contando com todo o apoio do Fussesp para atender a todos que nos procuram”, explicou Edir.

Lu Alckmin elogiou a garra das primeiras-damas dos municípios. De acordo com ela, é emocionante ouvir cada uma delas contando como estão conseguindo gerar emprego entre a população de baixa renda, especialmente com as Padarias Artesanais. “Este projeto nasceu no Fussesp, mas para dar certo dependeu da atuação de todas as primeiras-damas. Nos encontros, como os de hoje, elas contam a evolução do programa e como estão sendo gerarados empregos e renda. Elas também trouxeram as cestas de pães feitas nos próprios municípios e é surpreendente a variedade de sabores e estilos dos pães. Daí percebemos que o Programa está indo bem, com todos agregando valores à produção”, explicou.

A primeira-dama de Cajamar, Rita de Cássia Tavares Silva, retribuiu o elogio. “O Fussesp nunca é omisso às nossas solicitações. Temos diversos programas de inclusão social em parceria com o Fundo Social do Estado, em especial, três padarias artesanais que atendem às famílias carentes que participam do Programa Renda Cidadã e também os idosos”, apontou.

A primeira-dama de Osasco, Glória Giglio, também agradeceu o apoio. “As padarias vêm dando ótimo resultado e com baixo custo. O programa está mudando a realidade entre as camadas menos favorecidas, pois as pessoas recebem treinamento gratuito, começam a fabricar os pães nas residências e imediatamente passam a comercializá-los”, analisou, acrescentando que além das 10 padarias espalhadas por diversos bairros, a prefeitura de Osasco criou um centro grande, onde além de capacitar as pessoas na produção de pães, há aulas de artesanato, corte e costura, manicure e informática.

Campanha do Agasalho 2004

Lu Alckmin informou durante o encontro que no próximo dia 29 será lançada a Campanha do Agasalho 2004, com o objetivo de bater novo recorde de arrecadação. “Esperamos contar com o apoio de todos os municípios. Cada cidade ficará com os agasalhos e cobertores que arrecadarem e aquelas que não conseguirem arrecadar em número suficiente contarão com o apoio do Fussesp. Essa é uma campanha de amor ao próximo”, disse.

Rogério Vaquero