Fundo Social repassa 10 toneladas de alimentos a moradores de quatro favelas da Capital

Produtos foram arrecadados na gincana SP Desafio de Natal

seg, 23/12/2002 - 13h24 | Do Portal do Governo

Moradores de quatro favelas da Capital – Piolho, Levanta Saia e Buraco Quente, na Zona Sul, e Paraguai, na Zona Leste – receberam do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) 10 toneladas de alimentos, nesta segunda-feira, dia 23.

A entrega foi iniciada pela presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin, na manhã desta segunda-feira, no Centro Social Brooklin, localizado na favela Buraco Quente. A presidente do Fussesp também conversou com as líderes das três favelas da Zona Sul para conhecer as principais reivindicações das comunidades.

Os mantimentos foram arrecadados numa gincana promovida pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com o Telejornal SPTV 1ª Edição e a Ação Cidadania, na campanha SP Desafio de Natal. Para a gincana, as escolas da Capital e Grande São Paulo foram divididas em cinco pólos regionais: Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.

Nas zonas Centro e Leste, as equipes de coletas ficaram concentradas nas escolas Antônio Firmino de Proença, Oswaldo Catalano. Ao Fussesp coube escolher as favelas que receberiam os produtos.

Os coordenadores da Ação Cidadania, idealizada por Herbert de Souza, o Betinho, ficaram responsáveis pela distribuição dos alimentos arrecadados nas zonas Sul, Oeste e Norte. Os estabelecimentos de ensino que concentraram a arrecadação destas regiões foram: Escola Estadual Carlos Augusto F. Villalva Júnior, na Zona Sul; Escola Estadual Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, na Zona Oeste; e Escola Estadual Jacomo Salvador, na Zona Norte.

Ao entregar uma cesta de alimentos à desempregada Tereza Maria José, Maria Lúcia Alckmin destacou a importância da participação da comunidade em ações de solidariedade. ‘Só nestas três favelas da Zona Sul são atendidas cerca de 800 famílias da região próxima a Avenida Águas Espraiadas. Isso só foi possível graças ao incentivo de professores, orientadores e diretores de escolas aos alunos. Assim se ensina cidadania’, concluiu.

A presidente do Fussesp destacou ainda, que metade dos alimentos arrecadados foi repassado aos moradores da favela Paraguai. Na madrugada do último sábado, dia 21, um incêndio destruiu parte da favela, deixando mais de 300 famílias desabrigadas. ‘Resolvemos dividir os alimentos arrecadados para ajudar as pessoas que perderam suas casas’, afirmou.

O Fussesp é parceiro do Centro Social Brooklin na criação de programas de geração de renda. A entidade recebeu do Fundo Social um forno industrial e uma padaria artesanal, além de três casas de brinquedo, com 200 brinquedos novos cada. O Centro Social desenvolve trabalho assistencial com crianças, adolescentes e adultos há 25 anos.

Da Assessoria de Imprensa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

C.C.