Fundo Social recebe doação para o Programa Padarias Artesanais

Policiais femininas doaram uma tonelada de farinha de trigo.

ter, 06/04/2004 - 18h18 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin recebeu, nesta terça-feira, dia 6, no Palácio dos Bandeirantes, das policias Federal, Civil e Militar, a doação de uma tonelada de farinha de trigo para o Programa Padarias Artesanais. “Resgatar a auto-estima e fortalecer as lideranças comunitárias para o desenvolvimento da comunidade são os principais objetivos do Programa Padarias Artesanais”, disse Lu Alckmin. Estavam presentes Luciana Fuschini, Delegada da Polícia Federal de Santos, Rita de Cassia Diniz Martiniano, tenente do Comando da Polícia Militar de Santos (CPI-6), Cássia Regina Guerra Cortez, Delegada da Polícia Civil (Deinter-6) e Marina Delgado, parceira do Fussesp.

A iniciativa é resultado do II Encontro Regional da Mulher Policial, realizado em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com o objetivo de reconhecer o trabalho feminino cada vez mais presente nas corporações, o evento proporcionou às policiais serviços de beleza, cultura e saúde. “As mulheres humanizam a rotina policial e também a sociedade” disse Helga Coraza, organizadora da iniciativa. Prova disso foi a doação da farinha de trigo, no ato da inscrição para o evento, que será distribuída entre as entidades das favelas mais pobres da Capital.

Apesar das ações do Fundo Social estarem concentradas em programas de capacitação, geração de renda e emprego, a primeira iniciativa é capacitar a população para uma alimentação sadia. Muitas comunidades não têm sequer dinheiro para comprar os insumos. Por isso, a doação se faz necessária. “Mas quando se oferece um instrumento e se desenvolve a solidariedade educativa, a evolução da comunidade é muito rápida. Em curto espaço de tempo, a entidade já está capacitando e preparando a comunidade para seu auto-sustento”, afirmou Marina Delgado.

Lu Alckmin já realizou palestras no Tribunal da Alçada Criminal (Tacrim) e no Ministério Público propondo o desenvolvimento de serviços sociais e a doação de farinha de trigo como Penas Alternativas para pequenos infratores. “ A saída para o problema social é o investimento na comunidade. Além de auxiliar e dar instrumentos para ela se fortalecer, devolvemos a dignidade e a auto-estima das pessoas”. Essa é mais uma das atividades desenvolvidas pela presidente do Fussesp, que atribui o sucesso dos trabalhos do Fundo Social às parcerias, à ação das lideranças comunitárias e às presidentes de Fundos Municipais.

Christiane Rocha – Da Assessoria de Imprensa do Fussesp