Fundo Social recebe doação de remédios e repassa ao Estado para uso em hospitais

Medicamentos possibilitarão o tratamento de cerca de 20 mil casos de pneumonia e 32 mil casos de sinusite

sex, 16/07/2004 - 13h04 | Do Portal do Governo


Parceria do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp) com a iniciativa privada vai proporcionar economia ao Governo paulista. Nesta sexta-feira, dia 16, a presidente do Fussesp recebeu da indústria farmacêutica franco-alemã Aventis Pharma a doação de 131,8 mil unidades do medicamento Ketek, um antibiótico de última geração, e 87 mil unidades do antialérgico Nasacort. Imediatamente após receber os remédios, Lu Alckmin os entregou ao governador Geraldo Alckmin.

Esta doação possibilitará o tratamento de mais de 20 mil casos de pneumonia e de 32 mil casos de sinusite. E deverá gerar uma economia para o Estado será de cerca de R$ 2 milhões.

“Como o Fundo Social recebe doações, a Aventis doou para o Fussesp, nós repassamos para o Governo do Estado e o governador entregou para a Secretaria da Saúde. Essas parcerias são muito importantes. Elas ajudam a população e o Governo”, afirmou Lu Alckmin. Ela lembrou que a indústria farmacêutica já era parceira do Fundo Social, tendo contribuído com outras doações e participado da Campanha do Agasalho.

O secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, explicou que os medicamentos serão usados para atender pacientes dos Hospitais das Clínicas de São Paulo, de Ribeirão Preto, Unicamp, Botucatu, São José do Rio Preto e Marília. “Estaremos, nas próximas semanas, repassando esses remédios aos hospitais de clínicas das universidades estaduais”, disse. Ele lembrou que uma parte dos medicamentos recebidos tem prazo de validade até dezembro deste ano, assim, esses terão prioridade na hora da distribuição.

O secretário informou ainda que Governo paulista, normalmente, precisaria comprar esses medicamentos para tratar os pacientes de pneumonia, sinusite e bronquites crônicas, por exemplo.

Alckmin lembrou que essa não foi a primeira vez que o grupo Aventis Pharma colaborou com o Governo paulista. “No ano passado, o grupo doou ao Fundo Social de Solidariedade 150 mil unidades de Novalgina, para ajudar no combate à dengue, porque a dengue provoca febre muito alta”, afirmou.

Ele destacou que o Estado conta com um programa de distribuição gratuita de medicamentos, o Dose Certa, que oferece 41 tipos diferentes de remédios entregues aos 645 municípios de São Paulo. “Esses medicamentos são fabricados por um laboratório do Governo, a Furp (Fundação para o Remédio Popular), em Guarulhos. E estamos construindo a segunda fábrica, em Américo Brasiliense, ao lado de Araraquara, para a produção de mais remédio de graça para a população. Para que possamos ampliar o Dose Certa”, explicou.

O governador também destacou que o Estado está investindo, em parceria com o Governo Federal, na construção de uma fábrica de vacinas contra a gripe, no Instituto Butantã. “Ao invés do Brasil comprar da França, como é feito hoje, e apenas envasilhar em São Paulo, vamos fabricar a vacina no Instituto Butantã e distribuir para todo o País”, disse.

Inverno contribui para o surgimento de doenças respiratórias

A chegada do inverno traz uma série de mudanças na temperatura como ar seco, poluição e ambientes fechados. Todos estes fatores contribuem para o surgimento de doenças respiratórias que podem trazer complicações para o organismo (como pneumonia, bronquite, sinusite, rinite, faringite e amigdalite).

Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 56 mil casos de mortes são registrados anualmente no País decorrentes de infecções respiratórias. Levantamentos do Ministério da Saúde mostram que a pneumonia é a quarta causa de óbito no País.

Os medicamentos foram entregues ao Fundo Social pelo presidente da Aventis Pharma, Heraldo Marchezini.

Cíntia Cury / Valéria Cintra