Fundo Social promove ‘Semana de Solidariedade’ voltada a portadores de deficiências

A abertura será nesta terça-feira, dia 14, na Estação Especial da Lapa

seg, 13/09/2004 - 15h07 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, abre nesta terça-feira, dia 14, a IV edição da Semana da Solidariedade no Estado de São Paulo, este ano voltada às Pessoas com Deficiência. A Coletiva para a Imprensa será realizada às 14 horas, na Estação Especial da Lapa (Rua Guaicurus, 1274), onde ocorrerão durante o dia várias atividades para os seus 1.800 usuários e familiares. A iniciativa tem o objetivo de envolver, sensibilizar e propiciar a disseminação de ações de solidariedade e responsabilidade social para o desenvolvimento efetivo da cidadania.

‘É preciso que haja o compromisso ético da população com a diversidade, o respeito com as diferenças e a igualdade de chances para que todos possam desenvolver seus potenciais. Todo cidadão tem direito à educação, ao lazer, ao trabalho, ao esporte. Enfim, direito à vida. É assim que se faz a inclusão’, diz Lu Alckmin.

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 14,5% da população brasileira são pessoas com deficiência, representando 24 milhões de pessoas, das quais 4 milhões estão no Estado de São Paulo. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos revelou que, entre os brasileiros com deficiência, 9 milhões estão em idade para trabalhar. No entanto, apenas 1 milhão exerce atividades remuneradas e destes, apenas 200 mil com carteira assinada.

A inclusão efetiva dessas pessoas no mercado de trabalho, e consequentemente no convívio social, apenas será possível com a mobilização do governo, entidades civis e empresas privadas. ‘O trabalho proporciona o resgate da auto-estima. Percebemos isso no dia-a-dia das oficinas de capacitação da Estação Especial da Lapa’, salienta a presidente do fundo Social.

A inclusão da pessoa com deficiência no mercado é também uma questão de direito. A Lei Orgânica da Previdência Social (Federal) n° 8.213, Artigo 93, de 24 julho de 1991, é quem garante isso. Ela determina cotas de participação na mão de obra das empresas privadas (com mais de 100 funcionários) para pessoas com deficiência. No caso de instituição pública, 5% das vagas em concurso devem ser reservadas.

Banda rouge e campeonato esportivo com deficientes

A Semana da Solidariedade começará na Estação Especial da Lapa – Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano, unidade do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. O objetivo deste evento é valorizar esse espaço-modelo e mostrar como se pratica o desafio da preparação e capacitação de pessoas com deficiência para a inclusão na sociedade. Por meio de várias parcerias, a Estação oferece cursos de iniciação profissional, esportes adaptados e oficinas culturais para aproximadamente 1.800 usuários, dos quais 70% são deficientes e 30% pessoas da comunidade. O convívio entre eles já proporciona uma integração e socialização.

O evento de abertura contará com uma teleconferência sobre o tema, envolvendo educadores, estudantes e comunidade do entorno de todas as escolas da rede pública estadual, show com a Banda Rouge e o festival de esportes ‘Onde Competir é Cooperar ‘, com a participação de diversas instituições e organizações da sociedade civil que atendem a esse segmento da comunidade.

No dia 15, no Espaço Cultural da Estação Brás, será aberta, às 10h, a exposição ‘Vencedores’, com cerca de 25 fotos de Érico Hiller, mostrando atletas da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) em diferentes situações: projetos, competições, treinos, eventos e jogos de exibição. Ainda no mesmo dia, às 20h00 horas, será aberta a mostra de fotografias ‘Imagens da Inclusão’, apoio grupo Pão de Açúcar, que traz painéis com pessoas que se notabilizaram por realizar feitos extraordinários, superando os limites impostos pela deficiência. ‘Mostrar uma imagem positiva e realizadora de pessoas com deficiência ajuda a quebrar o preconceito que existe em torno delas, uma das principais barreiras para a Inclusão’, diz Lu Alckmin.

No dia 20, às 18h30, na agência Central do Banco Santander-Banespa, será aberta uma mostra com pinturas e esculturas realizadas pelos usuários da Estação Especial da Lapa e de outras entidades, uma demonstração da sensibilidade e do potencial artístico desse segmento.

Lu Alckmin visita 14 entidades que atendem deficientes carentes

Durante a Semana, Lu Alckmin visitará 14 entidades da Capital que atendem pessoas carentes com deficiência. Nesses locais, várias secretarias de Governo, autarquias, entidades, sociedade civil, organizações não-governamentais e rede empresarial, estarão promovendo ações de apoio e desenvolvendo várias atividades, desde palestras informativas a eventos culturais. O objetivo é que essa iniciativa seja o ponto de partida para que diversas ações similares sejam realizadas junto a outras entidades que prestam assistência a pessoas com deficiência.

Simultaneamente, será realizado na Estação Especial da Lapa um curso para cuidadores de pessoas com deficiência, sob a coordenação da Divisão de Medicina e Reabilitação do Hospital das Clínicas, bem como palestras e eventos voltados para os usuários.

O Fundo Social ainda vai lançar nesta semana o folheto ‘Desafio de Respeitar O Ser Humano e Entender As Diferenças’, com orientações para a população sobre como colaborar, no dia a dia, com essas pessoas. Os folhetos serão distribuídos nas praças de pedágios das rodovias paulistas, nos Metrôs, estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e terminais da EMTU. Em todo o Estado de São Paulo, as presidentes de Fundos Municipais também estarão mobilizando suas comunidades para essa causa.

O Fundo Social está convocando a sociedade civil a participar da campanha, não apenas com doações materiais, mas também com atitudes que são fundamentais para que se abram mais oportunidades para esse segmento da população, contribuindo assim para o avanço do processo de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Alguns órgãos do Governo, comerciantes e empresários já se comprometeram a participar da iniciativa e estarão realizando atividades de lazer, serviços, reformas e doações de medicamentos, de móveis, utensílios domésticos, fraldas e alimentos não perecíveis.

Confira a programação completa no site da Semana da Solidariedade