Fundo Social promove III Semana de Solidariedade com foco no idoso

Evento será aberto neste domingo, dia 31, na Capital

sáb, 30/08/2003 - 14h19 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, abre neste domingo, dia 31, a III Semana da Solidariedade, que este ano será voltada ao idoso. O evento será aberto, às 9 horas, na Escola Estadual Castro Alves, à Rua Francisco Bruno, 67, em Lauzane Paulista, zona norte da cidade. O encerramento será no próximo domingo, dia 7, no Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II. ‘Nosso objetivo é despertar em todos a consciência da importância de um novo olhar, uma nova postura em relação ao tratamento de respeito e compreensão para com o idoso, e dessa forma, construir uma sociedade mais justa e humana’, disse Maria Lúcia.

No lançamento da Campanha, que também contará com a participação do secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, os alunos da Escola Castro Alves irão reunir cerca de 60 idosos da Associação Santo Agostinho, 140 idosos da Igreja do bairro e familiares idosos dos alunos e professores para tomar o café da manhã na escola. Em seguida, serão desenvolvidas diversas atividades, como oficinas artesanais, bingos, dominós, apresentações musicais e de capoeira, além de um Baile da Terceira Idade. Por volta das 12h30, os idosos retornarão à Casa de Repouso, onde será realizado um almoço de confraternização.

Muitas novidades foram preparadas para comemorar a Semana da Solidariedade ao Idoso, conta a primeira-dama. Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com várias secretarias de Governo, autarquias, entidades, sociedade civil, organizações não-governamentais e rede empresarial. No Interior, as presidentes dos Fundos Municipais de Solidariedade organizarão o evento.

A Secretaria Estadual da Educação estará realizando a Gincana da Cidadania, com a integração dos alunos junto aos asilos próximos das escolas. ‘Queremos que toda a comunidade do entorno a asilos participe ativamente, não apenas da Semana da Solidariedade, mas da vida dos integrantes da terceira idade’, ressalta Maria Lúcia.

Também participam do evento equipes médicas, odontológicas e de enfermagem, que farão diagnósticos de diabetes, triglicérides, colesterol e hipertensão dos idosos de vários asilos da cidade. No asilo Casa Transitória Fabiano de Cristo, da Federação Espírita do Estado, especialistas em oftalmologia, ortopedia, neurologia, dermatologia, vascular e otorrinolaringologia farão atendimento gratuito.

Entre as atividades da Semana da Solidariedade ao Idoso também serão realizados Bailes de Carnaval e da Solidariedade, caminhadas, alongamento, palestras com vários enfoques, dança de salão, oficinas diversas como Yoga, argila, de teatro, ikebana, artesanato, além de muito esporte, jogos e aulas de informática, ‘tudo acompanhado por especialistas’, explica Maria Lúcia.

Durante a semana, ainda haverá bingos, com muito bolo, chá e pães fabricados nas Padarias Artesanais, além de várias apresentações. Entre elas estão as do Teatro da Febem; Corais da CPTM, do Clube da Melhor Idade; Quinteto de Metais da Unesp; do Canil da Polícia Militar e show de música nordestina.

O Fundo Social está convocando a sociedade civil organizada para participar da campanha não apenas com doações materiais, mas também com atitudes que não custam dinheiro, doando um pouco de tempo, de alegria e conhecimento aos idosos. A exemplo de alguns órgãos do Governo, que estarão realizando atividades de lazer, serviços, reformas e doações de aparelhos eletro-eletrônicos, de móveis, utensílios domésticos, fraldas geriátricas e alimentos não perecíveis.

O programa do Fussesp ainda vai lançar nesta semana o ‘Guia da Solidariedade – O Idoso’ e um volante com dez dicas de solidariedade às pessoas da terceira idade. O volante ‘Como ser Solidário com o Idoso’ será distribuído pela Dersa, nas praças de pedágios das rodovias paulistas, nos Metrôs e Trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

O guia, que estará disponível em vários postos públicos do Estado e comércios em geral, traz uma relação completa de todos os programas das diversas secretarias do Estado voltados para o atendimento à terceira idade. Entre eles estão: Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) e o Espaço de Convivência do Idoso, ambos no Parque da Água Branca; zona oeste da Capital; o Conselho Estadual do Idoso, da Secretaria da Casa Civil; a Oficina Cultural da Terceira Idade, da Secretaria da Cultura; e o programa da CDHU, que oferece 5% de suas moradias aos idosos, entre outros.

O folder indica as principais ações de apoio à terceira idade. Mais informações pelo telefone (0xx11) 3874-6738 ou pelo site www.fussesp.sp.gov.br

Programação da Semana de Solidariedade

  • Dia 31/8 – Domingo

    10h – Escola Estadual Castro Alves – Rua Francisco Bruno, 67
    13h – Associação Santo Agostinho – Rua Prof. Dorival Dias Minhoto, 231 – Lauzane Paulista

  • Dia 1/9 – Segunda-feira

    9h30 – Casa Madre Teodora dos Idosos – Rua Yoshimara Miramoto, 56 – Jd. São Luiz
    14h – O Raiar Do Sol – Rua Dr. Luís Gama, 500 – Cambuci

  • Dia 2/9 – Terça-feira

    11h – Clínica de Repouso Vó Ziza – Associação Assistencial e Cultural Vó Ziza – Rua Ivampa Duarte Lisboa, 79 – Jd. das Oliveiras – Itaim Paulista
    14h – Lar dos Idosos Vivência Feliz – Av. Jabaquara, 2.180

  • Dia 3/9 – Quarta-feira

    14h – Lar Nossa Senhora da Conceição – Rua Sebastião Soares, 11A – Jd. S. Luiz – Santo Amaro

  • Dia 4/9 – Quinta-feira

    10h – Casa Transitória Fabiano de Cristo – Av. Condessa Elisabeth Robiano, 454 – Belém
    14h – Associação Espírita Dr. Adolpho B. de Menezes – Rua Dona Vicentina Alegretti, 265

  • Dia 5/9 – Sexta-feira
    10h – Fussesp – Inauguração de Viveiro – R. Ministro Godói, 180 – Perdizes
    14h30 – Visita ao CRI – Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34 (Praça do Forró) – São Miguel Paulista

  • Dia 6/9 – Sábado
    16h – Missa – Associação Damas de Caridade São Vicente de Paula – R. Turiassú, 990 – Perdizes

  • Dia 7/9 – Domingo
    15h – Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II – Av. Guapira, 2674

    Lilian Santos