Fundo Social promove I Semana da Solidariedade

Evento trará atividades culturais, esportivas e estudantis

qua, 03/10/2001 - 16h09 | Do Portal do Governo

Evento trará atividades culturais, esportivas e estudantis

Numa época em que o combate à violência está sendo considerado o grande desafio mundial, a palavra solidariedade ganha peso e leva todos os que se indignam com a questão a refletir sobre suas atitudes. Acreditando na importância do envolvimento da sociedade na construção de um mundo melhor, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) criou a I Semana da Solidariedade. O lançamento foi feito nesta quarta-feira, dia 3, no Palácio dos Bandeirantes, mas as atividades da Semana serão realizadas entre os dias 21 e 28 de outubro.

Uma série de ações culturais, esportivas e estudantis, que contarão com a participação de Secretarias de Estado, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil, será desenvolvida com o objetivo de resgatar a solidariedade entre os paulistas. De acordo com a presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, este é um passo inicial que poderá trazer um impacto positivo na vida de todos. “Nós nos acostumamos com a violência. A gente sai nas ruas e vê crianças pedindo esmolas, pessoas morando embaixo dos viadutos e consideramos aquilo normal, não nos choca mais. Nós não podemos nos acostumar com isso. Temos que fazer alguma coisa para modificar”, argumentou.

O recém-nomeado secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Gabriel Chalita, também está coordenando as atividades da I Semana da Solidariedade. Ele explicou que as Secretarias de Estado apresentaram propostas para intensificar o trabalho junto à comunidade. “O governo se fortalece quando chega próximo da população. O que leva o jovem às drogas, ao alcoolismo e à violência é a falta de ideais e a Semana da Solidariedade vai sugerir esse tipo de reflexão”, afirmou.

A abertura da Semana será feita no domingo, dia 21, com uma caminhada simultânea em todo o Estado. Na Capital, o passeio partirá da Praça Panamericana, terminando no Parque Villa Lobos, na zona Oeste. No Parque serão realizadas apresentações do Balé Cisne Negro e do Projeto Guri, ligados à Secretaria Estadual da Cultura. Segundo o secretário Marcos Mendonça, a cultura é um grande agente de transformação social e terá uma importante função na busca da solidariedade. “Além das apresentações no Parque, a Jazz Sinfônica do Estado fará uma grande apresentação no dia 27 na Sala São Paulo, acompanhada pelo coral do Projeto Guri. Também vamos abrir todos os museus públicos e vários privados de São Paulo para visitação gratuita”, anunciou.

A Secretaria da Educação desenvolveu um concurso com crianças das escolas estaduais e algumas particulares para premiar o melhor texto sobre “o que é solidariedade?”. A escola da criança que fizer a melhor redação terá direito a levar 350 crianças ao parque de diversões Hopi-Hari. “Esse concurso tem o objetivo de levar jovens e professores a refletirem sobre o tema”, explicou Maria Lúcia.

Outra novidade interessante será um serviço que a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica estará colocando à disposição nos Postos do Poupatempo. Baseado no filme Central do Brasil, do diretor brasileiro Walter Salles Júnior, o Governo estará disponibilizando pessoas para ajudar os migrantes que moram em São Paulo a escrever cartas aos seus familiares de outros Estados. “O trabalho será feito em parceria com o Correio e Telégrafos. Além de escrever as cartas, vamos garantir a entrega das mesmas; nesse ponto, ao contrário do que era feito no filme”, brincou o secretário Antônio Angarita.

A plantação do 1º Bosque da Solidariedade no Parque Villa Lobos, feita por funcionários do projeto Pomar da Secretaria do Meio Ambiente; um encontro de jovens do Programa SOS Bombeiros da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social; e uma exposição fotográfica sobre Solidariedade também serão destaques nestes sete dias.

O secretário da Comunicação, Luís Salgado, destacou que o lançamento da exposição fotográfica será realizado na quarta-feira, dia 24, no Espaço Cultural Banco do Brasil. “As fotos foram selecionadas pelo Concurso Olhar Solidário, feito pelo Fussesp em parceria com o Sindicato dos Jornalistas e a Associação dos Fotógrafos do Estado de São Paulo.” Segundo ele, no local também estarão expostas fotografias feitas por menores internos da Febem. “As fotos que foram ampliadas em banners serão expostas em espaços públicos, como nos Postos do Poupatempo.” Também está sendo editado um livro de aproximadamente 60 páginas contendo as fotos dos profissionais e dos jovens internos.

“A idéia é despertar a população durante estes dias. Essa Semana é apenas um ato simbólico, mas às vezes com atitudes mínimas é possível fazer alguém voltar a sorrir. Se cada um de nós fizer a sua parte poderemos construir um Estado melhor que sirva cada vez mais de exemplo para o Brasil”, finalizou Maria Lúcia.

Rogério Vaquero