Fundo Social promove a Festa da Primavera na Febem Tatuapé

Cerimônia foi aberta pela presidente da Fussesp, Maria Lúcia Alckmin

sáb, 27/09/2003 - 15h57 | Do Portal do Governo


Mostrar o lado positivo da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem) e as ações que o Governo do Estado vem fazendo para ajudar na recuperação dos internos. Com esta finalidade, o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) promoveu neste sábado, dia 27, a Festa da Primavera na unidade Tatuapé. Os jovens criaram o cenário do Teatro Escola Profissionalizante, que fica dentro do Complexo, para receber artistas do Circo Escola Picadeiro e do grupo musical Bate Bolado. A cerimônia foi aberta pela presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin.

Uma parceria do Fussesp com a Associação Nacional dos Sorvetes, neste sábado, garantiu ainda a distribuição de 12 mil sorvetes em cinco unidades: Tatuapé, Raposo Tavares, Brás, Internato Parada de Taipas e Internato Feminino da Mooca. Como o evento foi realizado em dia de visita, os familiares presentes também receberam sorvetes.

Os internos da unidade Tatuapé fizeram apresentações de música, com um grupo composto por três meninos e três meninas; malabarismo, com cinco meninos; e percussão, seis jovens. Além disso, houve a apresentação teatral do grupo de egressos, com o título ‘O Pequeno Príncipe’.

Já o Circo Escola Picadeiro levou ao Complexo Tatuapé motociclistas, acrobatas, palhaços e malabaristas. O grupo Bate Bolado se apresentou com pernas de pau, tocando música instrumental baseada no folclore brasileiro.

‘É preciso vir aqui para prestigiar, como também é importante a presença da família para que eles mostrem o resultado do trabalho que fizeram durante toda semana, disse Maria Lúcia. Ela destacou ainda os cursos profissionalizantes que são oferecidos aos jovens que visam ajudar na sua empregabilidade.

‘É importante que a sociedade civil também participe, sabendo que estamos fazendo e ajudando a empregar estes jovens dando uma melhor oportunidade de vida para eles’, afirmou.

O secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita, comentou que iniciativas como esta acontecem sempre nas unidades da instituição, como missas, concursos de fotografia e apresentações musicais do Projeto Guri.

‘Tudo isto movimenta a Febem e ajuda nas habilidades educacionais dos adolescentes, dando várias alternativas na recuperação dos internos.’ disse Chalita.

Internado há 6 meses na unidade, o menor D.P., de 16 anos, veio parar na instituição por ter roubado um veículo, neste período, fez curso de mecânica, pintura de carro e ainda participa do projeto Guri, onde toca violino e violão. ‘Estou arrependido do que fiz e quando sair daqui pretendo arranjar um emprego, falou.

O cenário criado pelos adolescentes de seis, das 16 unidades que compõem o Complexo Tatuapé contou com bexigas formando margaridas, que carregaram as mensagens desenvolvidas pelos internos e foram espalhadas por todo o teatro. De acordo com o professor Jair Sanches Vieira, da coordenadoria técnica pedagógica, as mensagens são fruto de reflexões propostas nas interdisciplinas durante toda esta semana, sob o tema ‘Quem Planta Uma Semente é Capaz de Entender os Saltos e os Sonhos que a Vida Dá’.

No evento, os jovens também soltaram balões de gás (bexigas) cheios de sementes para que, ao explodir, espalhem sementes por São Paulo.

Valéria Cintra – Cristiano Matsuda