Fundo Social: Padaria Artesanal formará mais cem pessoas em Itaquaquecetuba

Cursos até dezembro estão sendo realizados na Escola Estadual Vereador Durval Evaristo

qua, 12/11/2003 - 12h25 | Do Portal do Governo

Em dois anos foram implantadas quase 4 mil Padarias Artesanais

Os moradores da Vila São Carlos, em Itaquaquecetuba, descobriram uma nova atividade e, em muitos casos, uma perspectiva de vida. Com o programa Padaria Artesanal, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, a Escola Estadual Vereador Durval Evaristo fez surgir a esperança de uma vida melhor à comunidade do bairro.

A primeira turma formada em agosto deste ano deu tão certo que a escola abriu outros quatro novos cursos com duração até dezembro. Mais de 100 alunos estão participando das aulas de panificação, que mostram desde a confecção de pães até noções de higiene, ética e cidadania. Os cursos, de três horas cada, ocorrem às segundas e quartas feiras, às 13 horas, nos sábados, às 9 horas e, nos domingos, às 8 horas.

Os pais dos alunos da escola são maioria nos cursos. Eles preparam bolos, tortas, pizzas, fogazzas, doces, salgadinhos e também aprendem a confeccionar embalagens, congelar alimentos e vender os produtos. Cinquenta por cento dos alunos da primeira turma formada na escola já estão comercializando o que produzem, sendo que 20 pessoas se organizaram para montar uma cooperativa.

O processo de implantação da Padaria Artesanal na Escola Estadual Vereador Durval Evaristo foi uma iniciativa da própria diretora, Nadir Godoi, que sentia falta de atividades auxiliares para a complementação de renda da comunidade local. “Um dia conversei com os pais e moradores do bairro e detectei que a maior deficiência em nossa região era a falta de perspectiva. Pensando nisso, procuramos todas as orientações necessárias para a implantação da padaria artesanal em nossa escola”, comenta.

Em dois anos foram implantadas quase 4 mil Padarias Artesanais

Para Lu Alckmin, Presidente do Fussesp, as Padarias Artesanais levam ética, cidadania, saúde e dignidade às pessoas. Possibilitam a capacitação de agentes multiplicadores, geração de emprego e ampliação da renda. O programa segue a linha mestra do Fundo Social de Solidariedade, que desenvolve diversos programas que visam, principalmente, ações comunitárias que exercitem a solidariedade educacional e não apenas o assistencialismo.

Em dois anos, foram implantadas quase 4 mil padarias artesanais, sendo cerca de 1,35 mil em entidades assistenciais da Capital cadastradas no Fussesp, 1,82 mil kits foram entregues aos fundos sociais de solidariedade do Interior do Estado e mais de 150 aos fundos municipais da Grande São Paulo, além dos 426 distribuídos às escolas estaduais do programa Escola da Família, que permanecem abertas nos fins de semana. A meta é atingir as seis mil escolas da rede pública estadual, com o objetivo de aproximar a comunidade das escolas, evitando a violência e as drogas.

Agora, o Fussesp firmou parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferecer um curso de formação de cooperativas e microempresas aos multiplicadores em todo o Estado. É uma forma de ensinar a comercializar os pães produzidos.

Programa Padarias Artesanais

O programa nasceu como uma das principais iniciativas do Plano de Geração de Emprego e Renda do Fussesp. Tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de renda. A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Para a viabilização do programa são capacitadas, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Municipais e entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os Kits de Padaria Artesanal, compostos por um forno de inox, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras de alumínio, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 700,00.

Na prática, cada entidade da Capital indica dois participantes que, após um dia de curso, com direito a diploma da Secretaria da Agricultura, tornam-se multiplicadores. Eles voltam para suas comunidades com o compromisso de repassar as instruções recebidas. No Interior, as aulas são ministradas nas 13 células regionais do Fussesp. Ao todo, já foram capacitados cerca de 7 mil agentes multiplicadores no Estado.

Entre as comunidades beneficiadas estão assentamentos, comunidades quilombolas e indígenas, unidades da Febem, penitenciárias, unidades do S.O.S. Bombeiros, conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), 636 fundos municipais, além de hospitais, creches e entidades assistenciais cadastradas na Capital pelo Fussesp. No Interior, são beneficiados os Fundos Municipais, que avaliam as condições e necessidades de cada entidade. Mais informações podem ser obtidas no Fussesp, pelo telefone (11) 3874-6766.

Da Assessoria de Imprensa do Fussesp

C.C.