Fundo Social lança Programa de Reabilitação nas Amputações de Membros Inferiores

Evento foi realizado na Estação Especial da Lapa

qua, 17/09/2003 - 15h47 | Do Portal do Governo


Em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, lançou na manhã desta quarta-feira, dia 17, na Estação Especial da Lapa, o Programa de Reabilitação nas Amputações de Membros Inferiores.

Em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde e o Hospital das Clínicas, o objetivo do programa é identificar as pessoas que tiveram as pernas amputadas e encaminhá-las para atendimento nos serviços de saúde, a fim de que possam obter próteses ou meios auxiliares de locomoção, de acordo com a indicação médica.

“Esse convênio vai atender os 50 municípios mais carentes do Estado de São Paulo. Por meio dos Fundos municipais, vamos cadastrar as pessoas que têm problemas de amputação para que elas possam receber as próteses”, disse Maria Lúcia Alckmin.

Para o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o principal objetivo do programa é reintegrar o paciente à sociedade. “Nós estamos iniciando essa parceria em pequenos municípios do Estado para atender as pessoas portadoras de necessidade especial amputadas que necessitam de uma prótese. O Fundo Social vai cadastrar esses pacientes e encaminhá-los ao Hospital das Clínicas para doarmos a prótese. Com isso, nós vamos poder reintegrar o paciente à sociedade e prestar um atendimento mais digno”, informou Barradas.

O projeto começa a funcionar inicialmente em 19 municípios e, após seis meses, passará por avaliação. São eles: Apiaí, Arujá, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Bariri, Capão Bonito, Cananéia, Eldorado, Guapiara, Iguape, Itaoca, Iporanga, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jandira, Miracatu, Pedro de Toledo, Ribeirão Grande e Ribeira.

Durante o evento, Maria Lúcia Alckmin homenageou o secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, com a entrega do livro “Manual do Cuidador – Entendendo e Ajudando a Pessoa Portadora de Deficiência”.

”Estamos realizando essa homenagem ao secretário Lars Grael, pelo ótimo trabalho que está realizando na Secretaria da Juventude. Isso prova que com garra e vontade as pessoas podem superar as suas deficiências”, disse a presidente do Fundo Social. “O manual serve para informar e conscientizar o portador de deficiência. Nele, podemos aprender como conversar com surdo e mudo, como ajudar um cego, entre outras dicas importantes para o nosso dia-a-dia. São coisas básicas, mas muito importante para eles”, afirmou a primeira-dama.

O secretário Lars Grael disse que a cada homenagem recebida aumenta sua motivação para trabalhar com pessoas de necessidades especiais. “Fico muito feliz com a homenagem e cada vez mais motivado para ajudar os próprios deficientes através do esporte”. Ele lembrou do “Agita São Paulo”, programa realizado em parceria com a Secretaria da Saúde que estimula a atividade física.

O evento contou com a presença da secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães Castro, do superintendente do Hospital Clínicas, José Manuel de Carvalho Teixeira, e do presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, Giovanni Guido Cerri.

Estação Especial da Lapa

Fundada em 1998, a Estação Especial da Lapa atende atualmente 1.200 pessoas portadoras de deficiência. Com 180 funcionários, entre professores e administrativos e aproximadamente 120 voluntários, o local oferece aulas de esporte adaptado, cursos profissionalizantes, oficinas culturais, projetos especiais, incluindo o curso de libras (linguagem de sinais) e Equoterapia.

A Estação Especial da Lapa fica na rua Guaicurus, 1274, no bairro da Lapa, Zona Oeste de São Paulo. Telefone: (0xx11) 3873-6760.

Macedo Júnior