Fundo Social: Jogos Estaduais do Idoso também serão realizados na Capital

Anúncio foi feita pela presidente do Fussesp, Lu Alckmin

qua, 26/11/2003 - 19h10 | Do Portal do Governo


A partir do ano que vem, os Jogos Estaduais do Idoso (Jori) também serão realizados na Capital. A informação foi dada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, durante evento realizado nesta quarta-feira, dia 26, no Espaço Convivência, unidade mantida pelo Fussesp em sua sede, em Perdizes.

Atualmente, as atividades esportivas são realizadas apenas no Interior de São Paulo. O Jori, que conta com o apoio da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, tem como objetivo promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. “Essa foi uma reivindicação da terceira idade. O projeto é mais um estímulo para que eles se preparem para a competição. Na verdade, todos são campeões”, disse Lu Alckmin. No Interior, 1.400 atletas com idade mínima de 60 anos representam 121 municípios do Estado de São Paulo.

Sobre a importância dos trabalhos realizados pelo Fussesp para a terceira idade, Lu Alckmin disse que esse é um dos objetivos do Fundo Social. “É a integração da melhor idade à sociedade. Ela não pode ser esquecida, e precisa ter momentos de lazer”, afirmou. Durante visita ao Espaço Convivência, Lu Alckmin assistiu a apresentação de grupos de música, de dança e de expressão corporal.

A coordenadora do projeto, Márcia Gonçalves Cardoso, informou que o Espaço Convivência oferece aulas de danças, ritmos corporais, yoga, artesanato, pintura em seda, óleo sobre tela, francês, inglês, fotografia, encadernação. “O local oferece um total de 25 oficinas, sendo algumas da Secretaria da Cultura e outras voluntárias. Elas atendem aproximadamente 3,6 mil idosos”, informou. Maria Gonçalves disse que o trabalho proporciona troca de experiências. “Nós precisamos da sabedoria do idoso, mas ele também precisa um pouco da juventude para que haja troca de energia. Ambos aprendem”.

Francisca Maria Genovez, de 60 anos, disse que depois que começou a freqüentar o Espaço Convivência, pôde perceber que pessoas da terceira idade tem um papel importante na sociedade. “Graças aos trabalhos do Fussesp e do carinho dos professores e voluntários, descobrimos que cada vez mais temos uma presença na sociedade. Aqui, todos nós crescemos. Esse é um lugar privilegiado”, disse Francisca.

A pianista aposentada Domi Marques Carvalho, de 72 anos, freqüentadora há oito anos do local, disse que a maior alegria de sua vida é quando chega ao Espaço Convivência. “Aqui faço amizades e freqüento os cursos de dança e canto.”

As atividades deste ano chegaram ao fim, mas para os interessados em freqüentar o local no próximo ano poderão fazer suas inscrições a partir do dia 10 de fevereiro de 2004. Para a inscrição é necessário ter mais de 60 anos de idade e comprovar com o RG. O Espaço Convivência fica na sede do Fundo Social de Solidariedade, na rua Ministro Godoi, 180, em Perdizes – SP.

Macedo Júnior