Fundo Social: Iniciada em Santos parceria para implantar o Projeto Universidade

Assinado termo de adesão com quatro instituições de ensino superior e com a OAB santista

qua, 29/08/2001 - 14h07 | Do Portal do Governo

O projeto Universidade Cidadã, lançado em 25 de junho deste ano, pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), para incentivar a atuação de jovens universitários junto às comunidades carentes da periferia, recebeu suas primeiras adesões.

Quatro universidades da cidade de Santos e a Sub-Secção Santos da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) firmaram parcerias com o Fussesp para garantir a participação de seus alunos no projeto: Universidade Católica de Santos(UniSantos), Universidade Santa Cecília(Unisanta), Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Universidade Monte Serrat (Unimonte) Durante solenidade de assinatura do termo de adesão, realizada este mês em Santos, Maria Lúcia Alckmin recebeu o título de Mérito Comunitário das universidades Santa Cecília e Metropolitana de Santos e o Brasão do Mérito Comunitário da Universidade Católica.

Para a presidente do Fussesp, a participação das universidades e dos estudantes, num projeto que vai prestar assistência aos moradores mais pobres da periferia, só pode ser visto como sinal de competência técnica e de responsabilidade social. Ela disse ainda que a atuação destas universidades reafirma o grau de generosidade de que as universidades estão impregnadas.

Sobre o Universidade Cidadã, a presidente do Fundo Social reforçou que o projeto visa unir jovens universitários e a população carente.’Em todo o Estado, os alunos poderão atuar informando as comunidades e atendendo as pessoas ligadas a estas comunidades’. Segundo ela, a participação das universidades é fundamental para que esta atuação conjunta dê resultados. ‘Às universidades caberá a gestão do projeto e o acompanhamento do trabalho que os estudantes estarão desenvolvendo’, concluiu’.

Projeto vai envolver todas as áreas

Unir jovens universitários e a comunidade carente da periferia, através da promoção do trabalho solidário, é o objetivo do Projeto Universidade Cidadã . A proposta vem sendo concretizada por meio de parceria do Fussesp com as Universidades, os fundos Municipais e as Comunidades de Bairro. A iniciativa reúne também várias secretarias estaduais, a Procuradoria Geral do Estado, prefeituras, universidades públicas e privadas, além da sociedade civil organizada.

Na prática, alunos e professores universitários, iniciando pelo curso de Direito, vão atuar em ações concretas junto às comunidades carentes de todas as regiões do Estado. Eles terão a função de criar associações, cooperativas e promover serviços de cidadania.