Fundo Social implanta o Programa Padarias Artesanais em Araraquara

Programa será levado às escolas que abrem as portas para a comunidade nos fins de semana

sáb, 25/09/2004 - 16h22 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, e o secretário-adjunto Estadual da Educação, Paulo Barbosa, implantaram neste sábado, dia 25, em Araraquara, o Programa Padarias Artesanais em escolas estaduais do Interior que integram o Programa Escola da Família.

São unidades de ensino que abrem as portas nos fins de semana para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. Está prevista a instalação de padarias artesanais em toda a rede estadual de ensino, ou seja, em quase 6 mil escolas. Já foram capacitadas, no Fundo Social de Solidariedade, 2.572 escolas pelos técnicos da Coodenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura.

A cerimônia foi realizada na Escola Estadual Bento de Abreu, com a entrega de um kit de Padaria Artesanal. Ao todo, foram doados 124 kits que beneficiarão 124 escolas na região de Araraquara, São Carlos e Taquaritinga, totalizando 131 escolas equipadas.

Para Lu Alckmin, além de capacitar, gerar renda e emprego, a instalação da Padaria Artesanal nas unidades de ensino visa aproximar a comunidade do convívio escolar, o que os levará a valorizar o patrimônio público, evitando a violência e a entrada de drogas nas escolas.

Participaram do evento a presidente do Fundo Social de Araraquara, Enide Fracasso, a coordenadora da Escola da Família, Cristina Cordeiro, e a coordenadora dos cursos de capacitação dos agentes multiplicadores do Fundo Social, Marilene Nogueira de Medeiro.

Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego

O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fussesp junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$ 700 a R$ 1.200, dependendo da negociação do parceiro.

Iniciado a quase três anos, o Programa de Padarias Artesanais já implantou cerca de 6 mil unidades em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas e nos 645 municípios do Estado.

O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, capacita os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, mais de 10 mil pessoas foram capacitadas.