Fundo Social homenageia personalidades que contribuíram para ações sociais no Estado

Foram agraciadas com a 'Medalha Rosa da Solidariedade' 10 pessoas físicas e instituições públicas e privadas

qui, 11/03/2004 - 21h36 | Do Portal do Governo


‘A iniciativa de criar a Medalha Rosa da Solidariedade foi homenagear pessoas civis e comunitárias, instituições públicas e privadas que contribuíram com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e que tenham ajudado a população paulista’.

Com estas afirmações, Maria Lúcia Alckmin, presidente do órgão, fez a entrega da ‘Medalha Rosa da Solidariedade, nesta quinta-feira, dia 11, no Palácio dos Bandeirantes. Esta é a primeira vez que ocorre a outorga da honraria, iniciativa criada por Lu Alckmin.
‘Essas pessoas simbolizam o amor, porque trabalham para o resgate da dignidade humana e têm realizado trabalhos sociais maravilhosos’, acrescentou a presidente do Fundo Social.

Para ela, a entrega dessas medalhas estimula as pessoas a fazerem o bem e levar a felicidade para os mais necessitados. Lu Alckmin citou alguns exemplos do trabalho realizado pelos homenageados, mas ressaltou que há milhares de pessoas anônimas que também mereceriam a honraria.

O governador Geraldo Alckmin participou da solenidade e observou que a boa nova deste milênio é exatamente o aumento do trabalho voluntário da comunidade, já que o governo sozinho não dá conta de tudo. ‘Na vida não basta viver, é preciso conviver e participar’, destacou.

Em nome dos homenageados, Dorina Nowill, presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos, afirmou que todos eles estão felizes pelo fato do Estado de São Paulo reconhecer o trabalho da sociedade civil e o quanto as organizações sociais têm feito para se equiparar aos grandes países do mundo. ‘Só se é uma grande nação, como diz a ONU, quando cada cidadão reconhece que ele só é realmente cidadão quando se sente responsável pela felicidade dos seus semelhantes’.

O padre Rosalvino, outro dos condecorados, considerou que quando há uma ação integrada entre governo e entidades civis, as obras sociais avançam, melhorando o ser humano e a comunidade. E citou seu próprio exemplo: ‘Quando precisei, órfão que era, uma se estendeu e eu pude ascender na camada social, fazendo uma faculdade e me tornando um sacerdote. Agora, quero e posso retribuir’.

O líder empresarial Antônio Ermírio de Moraes comentou que a condecoração recebida ‘foi muito mais um ato de amizade de dona Lu Alckmin e do governador do que por mérito, já que faço é trabalhar pelo País, investir e criar emprego, o que não é mais que uma obrigação’.

Estas foram as personalidades agraciadas com a ‘Medalha Rosa da Solidariedade’:

  • Antônio Ermírio de Moraes, presidente do Conselho de Administração do Grupo Votorantim
  • Jô Clemente, presidente da APAE São Paulo
  • Dorina Nowill, presidente emérita e vitalícia da Fundação Dorina Nowill
  • Violeta Basílio Jafet, presidente da diretoria da Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio Libanês
  • Padre Rosalvino, diretor administrativo das Escolas Profissionais Salesianas Obras Sociais Dom Bosco
  • Tião Gastão, superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
  • Milú Vilela, presidente do Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário
  • Lázaro de Mello Brandão, presidente do Conselho de Administração Banco Bradesco S.A
  • Gabriel Jaramilo Sanint, presidente do Santander Banespa
  • Cláudio Luiz Lottenberg, presidente do Hospital Albert Einstein

    Takao Miyagui