Fundo Social homenageia atletas que participarão dos Jogos Paraolímpicos em Atenas

Os atletas paulistas foram homenageados pela presidente do Fussesp, Lu Alckmin

qua, 01/09/2004 - 18h06 | Do Portal do Governo

Durante a homenagem, a presidente do Fundo Social anunciou que a inclusão social de portadores de deficiências será o tema da 4ª Semana da Solidariedade

A Estação Especial da Lapa recebeu nesta segunda, dia 31, os atletas paulistas paraolímpicos para uma homenagem especial, em que ouviram palavras de incentivo e agradecimento de Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), e de Lars Grael, secretário da Juventude, Esporte e Lazer.

Durante o evento foi anunciado o tema da quarta edição da Semana da Solidariedade, promovida pelo Fussesp, que este ano será realizada de 14 a 21 de setembro. Foi escolhido como tema a inclusão social dos portadores de deficiências físicas. “Essa iniciativa visa envolver, sensibilizar e propiciar a disseminação de ações de solidariedade e de responsabilidade social para a efetiva integração dessas como cidadãos”, disse Maria Lucia Alckmin.

Dados divulgados pela assessoria do Fussesp, com base no último censo do IBGE, revelam que 14,5% dos brasileiros são portadores de necessidades especiais. E também que, desses 24 milhões de pessoas, 4 milhões vivem no Estado de São Paulo. “Ao acompanhar o trabalho desenvolvido por várias equipes de reabilitação da Estação Especial da Lapa, pude perceber as necessidades dos deficientes físicos que lutam pela inclusão social”, disse Lu Alckmin. E completou: “Essas pessoas precisam de melhores oportunidades. Todo cidadão tem direito à educação, ao lazer, ao trabalho, ao esporte. É assim que se faz a inclusão social”.

O secretário Lars Grael informou que, graças aos investimentos feitos pelo governo do Estado, pela primeira vez as provas seletivas para os Jogos Paraolímpicos foram realizadas em São Paulo. “Saímos na frente, uma vez que, dos 99 participantes, 31 são de São Paulo. Todos temos o dever de nos empenhar para que as pessoas com deficiência física sejam integradas à comunidade.”

Ao falar em nome dos atletas presentes, o nadador Joon Sok Seo disse que vai ter a oportunidade de levar a bandeira do Brasil como qualquer outro atleta. “Levaremos para Atenas as esperanças de todas as pessoas portadoras de deficiências que queiram ser vencedoras”.

Competir é cooperar

A Semana da Solidariedade terá início nas instalações da Estação Especial da Lapa – Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano, unidade do Fussesp. No evento de abertura, além de competições esportivas, haverá uma teleconferência sobre a questão da inclusão social dos deficientes físicos com a participação de educadores, estudantes e representantes das comunidades de escolas da rede pública estadual. No mesmo dia será realizado o festival de esportes “Onde competir é cooperar”, com integrantes de diversas instituições e organizações da sociedade civil que dão assistência a portadores de necessidades especiais.

Na estação Sé do Metrô, no dia 15, à noite, será inaugurada a exposição de fotografias “Imagens da Inclusão”, com o objetivo de mostrar à população a capacidade de superação, a força de vontade e a alegria de viver dos portadores de deficiência.

Durante a semana, a presidente do Fussesp visitará 14 entidades da capital que atendem portadores carentes. Por ocasião dessas visitas, entidades governamentais e da sociedade civil promoverão ações de apoio e atividades culturais. Em todo o Estado de São Paulo, as presidentes dos Fundos Municipais também mobilizarão suas comunidades para essa causa. Nas praças de pedágios, estações do Metrô e da CPTM serão distribuídos folhetos com orientações sobre como colaborar com portadores de deficiências.

Na Estação da Lapa será dado um curso para pessoas que cuidam de deficientes, coordenado pela Divisão de Medicina e Reabilitação do Hospital das Clínicas.

Eles vão para Atenas

Os Jogos Paraolímpicos de Atenas, que serão realizados entre os dias 17 e 28 de setembro, vão reunir 4 mil atletas de 143 países, que competirão em 19 modalidades.

Danilo Glasser, ganhador de duas medalhas de bronze na Paraolimpíada de Sidney, no revezamento quatro por cem e no nado livre, diz como o fato de ser deficiente mudou sua vida: “Eu não seria o terceiro melhor do mundo naquilo que faço se não fosse deficiente.”

É a primeira vez que Ivanildo Pessoa de Freitas, que foi atropelado há 14 anos e só se locomove em cadeira de rodas, participa de uma competição como essa. Para ter essa oportunidade, precisou ficar entre os 20 melhores do ranking mundial de tênis de mesa. Com segurança e otimismo, ele fala da iniciativa do Fussesp: “É um grande incentivo para que os portadores de deficiência pratiquem esportes, tornando-se, com isso, mais independentes. Se eu tivesse ficado trancado em casa não saberia fazer as coisas que hoje consigo fazer no meu dia-a-dia”.

Simone Camargo da Silva, portadora de deficiência visual que disputa as corridas de 100 e 200 metros, fala feliz dessa sua primeira experiência como atleta paraolímpica: “O esporte é muito importante na minha vida. Graças a ele tornei-me mais positiva e perseverante. Agradeço ao governo do Estado de São Paulo por ser lembrada como atleta, e não apenas como deficiente física”.

A nadadora Fabiana Harumi Sugimori, também deficiente visual e ganhadora da medalha de ouro nos 50 metros livres na Paraolimpíada de Atlanta, acha “muito legal essa campanha de divulgação das necessidades dos deficientes físicos, que muita gente ainda desconhece”.

Joice Henrique
da Agência Imprensa Oficial
C.A.