Fundo Social: Fussesp avalia o desempenho do programa Padaria Artesanal em Colina

Encontro promove a troca de experiência entre beneficiados e as presidentes dos Fundos Municipais

qui, 17/07/2003 - 14h55 | Do Portal do Governo

Ao presidir a reunião de avaliação do programa de Padarias Artesanais, realizado nesta quinta-feira, dia 17, na cidade de Colina, região de São José do Rio Preto, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, ouviu o depoimento das presidentes dos Fundos Municipais de Solidariedade de 35 cidades da região, e visitou o estande onde estavam expostos diversos tipos de pães feito pela comunidade local. O balanço desta iniciativa está sendo realizado em todo Estado e, até este 10º encontro, já foram avaliados 247 municípios.

Mais do que os resultados obtidos com o programa de capacitação, geração de renda e emprego do Fussesp, o encontro promoveu a troca de experiências das presidentes dos Fundos Municipais, por meio de depoimentos e atividades que cada cidade criou para utilização dos kits distribuídos na região.

Ao comentar sobre os depoimentos dessas reuniões, Maria Lúcia destacou o sucesso do programa. “Estamos atingido nossa meta de capacitação e geração de renda. O próximo passo será o curso de cooperativismo a ser realizado em 15 regiões do Estado, por meio de convênios firmados com o Sebrae”. A idéia é que além de produzirem os pães, os beneficiados possam comercializá-los.

Maria Lúcia Alckmin falou também sobre o projeto piloto que levará 400 kits da Padaria Artesanal para as escolas do programa Parceiros do Futuro, que mantém as mesmas abertas nos fins de semana. O envolvimento da comunidade e de vários representantes da sociedade com a vida escolar também foi ressaltada pela presidente do Fussesp. “É fator fundamental para o combate da droga e violência, principalmente nas regiões mais carentes do Estado, que carecem de área de lazer e cultura para a população”.

Programa Padarias Artesanais

Prestes a completar dois anos de atividade, em agosto, o programa está presente em 638 Fundos Municipais de Solidariedade e 1.700 Entidades Sociais cadastradas na Capital.

O programa Padarias Artesanais nasceu como uma das principais iniciativas do Plano de Geração de Emprego e Renda do Fussesp. Tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de renda. A panificação artesanal é a elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Para a viabilização do programa são capacitados, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais e por entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os Kits de Padaria Artesanal, compostos por forno de inox, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras de alumínio, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 700. Ao todo, já foram capacitados cerca de seis mil agentes multiplicadores no Estado e distribuídos, aproximadamente, três mil kits.

Na prática, cada entidade da Capital indica dois participantes, que após um dia de curso, com direito a diploma da Secretaria da Agricultura, tornam-se multiplicadores, voltando para suas comunidades com o compromisso de repassar as instruções recebidas. No interior, as aulas são ministradas nas 13 células regionais do Fussesp.

Entre as comunidades beneficiadas estão: assentamentos, comunidades quilombolas, comunidades indígenas, unidades da Febem, 45 penitenciárias, 93 unidades do S.O.S. Bombeiros, 45 conjuntos habitacionais da CDHU, 636 fundos municipais, além de hospitais, creches e entidades cadastrados na Capital pelo Fussesp.

No Interior, são beneficiados os Fundos Municipais, que avaliam as condições e necessidades de cada entidade. Mais informações podem ser obtidas no Fussesp pelo telefone (0xx11) 3874-6766. Em Colina, informações no Fundo Social de Solidariedade Municipal, telefones (17) 3341-3444 /3341-1313.