Fundo Social firma parcerias para aproximar universidades das comunidades

Objetivo é ampliar programa Universidade Cidadã

ter, 27/05/2003 - 16h01 | Do Portal do Governo


O Programa Universidade Cidadã, que aproxima professores e estudantes universitários de comunidades carentes para ações de cidadania, está recebendo importantes reforços. Nesta terça-feira, dia 27, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), por meio do Universidade Cidadã, firmou parcerias com a Universidade Solidária (UniSol) e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP). Os projetos visam a erradicação da pobreza, da marginalização, e redução das desigualdades sociais e regionais.

Com as parcerias, o programa deverá ser levado, prioritariamente, aos 50 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. “Na Capital, existem diversas faculdades que já desenvolvem trabalhos em algumas comunidades carentes. E as parcerias vão permitir que se amplie cada vez mais. Nosso objetivo é cobrir todo o Estado de São Paulo”, afirmou a presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin. O Universidade Cidadã, lançado em 2001, conta com 19 universidades e atua em 19 municípios do Estado.

Segundo a superintendente executiva da UniSol, Beth Vargas, São Paulo conta com cerca de 70 universidades e mais de 400 instituições de ensino superior. A UniSol vai colocar à disposição da Universidade Cidadã toda a experiência adquirida na articulação e no gerenciamento do trabalho realizado junto às faculdades. Ou seja, as ações viabilizadas pela Universidade Cidadã passam a contar com recursos técnicos e metodológicos desenvolvidos pela UniSol, em atividade desde 1995. “Com essa parceria, as universidades que querem participar do programa, as filas enormes que o Universidade Solidária não consegue financiar a ação, vão poder trabalhar no próprio Estado”, afirmou Vargas. Ela explicou que o trabalho de professores e estudantes é voluntário, porém, é a UniSol que financia a ação.

Já o protocolo de intenções firmado entre o Fundo Social, o Sebrae e a UniSol prevê a capacitação dos estudantes e professores universitários que participarão do projeto.

Com a implementação da nova parceria, fica a cargo do Fundo Social de Solidariedade o gerenciamento do processo de aproximação da universidade com a comunidade carente, o fornecimento de dados sobre a população e a criação, junto às prefeituras, da infra-estrutura para que o trabalho possa ser desenvolvido. Ao Governo do Estado cabe a articulação das secretarias e o acesso à informações e a espaços públicos para estudantes e professores durante o desenvolvimento da ação no município. A UniSol se responsabiliza pela capacitação e acompanhamento das equipes das universidades participantes.

Duas universidades vão iniciar a implementação do programa

As duas primeiras universidades que vão implementar o programa Universidade Cidadã a partir da nova parceria são a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A Unifesp já desenvolveu um trabalho preventivo de saúde no distrito de Ariri, por meio da UniSol. A ESPM, por meio do programa Universidade Cidadã, em parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), desenvolveu um projeto de marketing e de comercialização para a produção local de ostras e ajudaram na criação de uma cooperativa de costura para a comunidade quilombola do Mandira, ambas no município de Cananéia.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cananéia, Cláudia Terezinha dos Santos Oliveira Rosa, o IDH do município, em 1996, era 570. Atualmente, é de 360. “Com programas e planejamento, a melhoria da qualidade de vida é excepcional”, destacou.

Segundo ela, os projetos desenvolvidos no município já beneficiaram cerca de 800 pessoas e a ampliação permitirá que se atinja aproximadamente 1.000 pessoas.

Também participaram da cerimônia a presidente da Comunitas (Parcerias para o Desenvolvimento Solidário), Ruth Cardoso; os secretários da Educação e idealizador do projeto Universidade Cidadã, Gabriel Chalita; e da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes; a secretária da Assistência do Desenvolvimento Social, Maria Helena Castro; o pró-reitor de extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Manuel Lopes dos Santos; o diretor nacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Luiz Fernando Garcia; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, e o superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca.

Detalhes sobre como funcionam os programas Universidades Cidadã e UniSol podem ser encontrados nos seguintes sites: www.universidadecidada.sp.gov.br e www.unisol.org.br.

Cíntia Cury