Fundo Social, Febem e Universidades estabelecem convênios para beneficiar crianças e adolescentes em

nd

seg, 17/09/2001 - 19h38 | Do Portal do Governo


Seis universidades paulistas, por meio do Projeto Universidade Cidadã, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – Fussesp, estabeleceram parcerias com a Febem – Fundação pelo Bem-Estar do Menor. Pelos convênios firmados nesta segunda-feira, dia 17, no Palácio dos Bandeirantes, 13 mil adolescentes em liberdade assistida serão beneficiados.

Com as adesões, cada universidade compromete-se a criar um espaço que possibilite a reinserção social do adolescente sentenciado. A participação de universitários, devidamente treinados e capacitados como orientadores, permitirá o acompanhamento dos jovens por meio da supervisão de freqüência e do aproveitamento escolar. O trabalho desses alunos visará fortalecer o vínculo dos menores com suas famílias e com a comunidade em geral, oferecendo-lhes chances de reintegração à sociedade.

Segundo Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fundo Social, a criança e o adolescente são prioridade absoluta, pois estão em processo de formação. “Estamos aqui hoje para apoiar o presidente da Febem, Saulo de Castro, na efetiva melhora da entidade. A sociedade tem que estar junto com o Governo para que alternativas eficazes construam uma nova realidade.”

As seis instituições que participaram do encontro, no Palácio dos Bandeirantes, assinaram convênio com a Febem, para implantação de pólos de atendimento para menores infratores, internos na Fundação em regime de liberdade assistida. As instituições de ensino superior a aderir ao projeto são: a UNIRP, Centro Universitário de Rio Preto; a Fundação de Ensino Eurípedes Soares Rocha, de Marília; a Universidade Metropolitana de Santos; o Centro Universitário Salesiano de Lorena; a Universidade Sagrado Coração de Bauru; e o Centro Universitário Fundação Instituto para Osasco.

As parcerias levaram em conta experiências similares de sucesso como a do pólo Unama de Liberdade Assistida, desenvolvido pela Universidade da Amazônia, do Estado do Pará, em parceria com o Juizado da Infância e da Juventude de Belém do Pará. A Unama tem como objetivo promover reflexões e criar a perspectiva de projeto de vida para adolescentes infratores e seus familiares. A instituição já recuperou mais de 50 adolescentes por meio do atendimento realizado pelos alunos e professores. O trabalho da Umana, premiado pela Unicef, com o troféu Criança e Paz, foi apresentado pelo desembargador paraense, Paulo Frota. Esse projeto está baseado na interação entre jovens estudantes, técnicos das universidades, juízes e desembargadores que, juntos, oferecem o apoio socioeducativo que os menores infratores necessitam.

Leda Ponciano