Fundo Social: Estação Especial da Lapa realiza mais de três mil atendimentos em 2002

Unidade voltada ao atendimento de pessoas portadoras de deficiência é mantida pelo Fundo Social

sex, 10/01/2003 - 15h27 | Do Portal do Governo

Durante todo o ano de 2002, a Estação Especial da Lapa, unidade mantida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), prestou 3.137 atendimentos, oferecendo 36 diferentes atividades para pessoas portadores de deficiência, com idade acima de 14 anos.

O atendimento de 1.200 pessoas por dia se estende também para a comunidade da Zona Leste, que pode ocupar 30% das vagas, ficando os 70% restantes destinado para o atendimento dos portadores de deficiência. Os participantes puderam freqüentar gratuitamente oficinas culturais, cursos profissionalizantes, unidade de esporte adaptado, Equoterapia e cursos especiais.

Cerca de 1.200 pessoas participaram, no ano de 2002, de Oficinas Culturais realizadas em parceria com a Secretaria da Cultura. Os alunos fizeram cursos de artes plásticas, artes cênicas, artes musicais, artes têxteis e arte ambiental.

A Estação Especial da Lapa oferece, além das Oficinas Culturais, cursos de iniciação profissional nas seguintes áreas: informática, serviços administrativos, virtual vision, tapeçaria de móveis, tricô à mão e à máquina, arte em couro, panificação, panetone, hidráulica, elétrica, pintura/alvenaria e telemarkting. Neste ano, 884 pessoas fizeram os cursos profissionalizantes.

Os freqüentadores contam ainda com a oferta de Projetos Especiais como: Núcleo de Desenvolvimento e Cidadania, que oferece laboratório de informática, com atividades pedagógicas sempre trabalhando o tema da cidadania; Curso de Libras (linguagem de sinais); terapia com o cavalo na Equoterapia, realizada no Parque da Água Branca, desde 1998, em parceria com a Polícia Militar; sala especial de alfabetização para deficientes físicos, desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual da Educação; e atividades de Educação Física em quadra totalmente adaptada, da unidade de Esporte Adaptado.

Os programas são gratuitos e as parcerias são concretizadas por meio da Associação de Amigos da Estação Especial da Lapa. Mais informações pelo telefone 3873-6760.

M.J.