Fundo Social: Estação Especial da Lapa oferece vagas para portadores de deficiência

Núcleo oferece 3,5 mil vagas em atividades esportivas, culturais e profissionalizantes

sex, 09/12/2005 - 9h32 | Do Portal do Governo

A Estação Especial da Lapa está com inscrições abertas para 3,5 mil vagas em atividades esportivas, culturais e cursos profissionalizantes gratuitos. Desse total, 70% são destinadas a portadores de necessidades especiais e 30% são abertas à comunidade. Além de garantir formação profissional a uma parcela significativa da população, a Estação proporciona convívio social, descontração e atividades de desenvolvimento físico e intelectual. Cada candidato pode inscrever-se em um curso profissionalizante, duas oficinas culturais e duas atividades esportivas. Os interessados passam por triagem antes de efetivar a matrícula. As aulas de esporte e as oficinas começarão em março; para os cursos é preciso aguardar a chamada. As atividades serão oferecidas das 8 horas às 17h30.

Profissionalizantes – Há cursos profissionalizantes nas áreas de tapeçaria de móveis, informática, tricô a máquina, serviços administrativos, arte em couro, panificação e confeitaria, costura, telemarketing, elétrica, hidráulica, pintura entre outras. Os deficientes visuais que cursam informática aprendem em softwares adaptados, por meio do programa virtual vision. O espaço onde são realizadas as aulas é aberto também para o acesso livre à Internet. Os freqüentadores podem fazer trabalhos e digitar currículos. O usuário preenche termo de adesão e pode utilizar o computador por 30 minutos.

Mantida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), a Estação Especial da Lapa dispõe de áreas totalmente adaptadas para portadores de deficiência física, sensorial ou mental. A antiga estação de trem no bairro da Lapa (zona oeste da capital) tem áreas culturais, piscina coberta, quadra poliesportiva, sala de ginástica, local para caminhada e cooper, auditório e refeitório, além das salas de aula.

Oficinas culturais

As vagas disponíveis nas oficinas culturais são nas áreas de teatro de animação, artes e acessórios, origami (dobradura), arte e natureza, oficina tridimensional, capoeira, bricolagem, marcenaria e marchetaria, sensibilidade musical, flauta doce, horta e jardinagem, expressão tridimensional em cerâmica, visualidade poética do barro e dos sentidos, objetos em madeira, contando histórias, folclore e teatro, percussão, violão e oficina da canção e banda, artes têxteis, tecelagem manual, dança, reciclagem, encadernação e cartonagem, entre outras.

Esportes adaptados – O espaço para Condicionamento Físico e Esporte Adaptado oferece atletismo, basquete, caminhada, condicionamento físico, educação motora, futsal, ginástica rítmica desportiva, judô, natação, hidroterapia, ritmo e expressão e vôlei. Há também a oficina de libras (linguagens de sinais), equoterapia, entre outras.

SERVIÇO
Estação Especial da Lapa
Rua Guaicurus, 1.274 – Lapa – SP
Inscrições e outras informações pelo telefone (11) 3873-6760, de
segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30 ou no site www.fundosocial.sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial