Fundo Social encerra Semana da Solidariedade do Idoso

Encerramento da semana foi realizado pela presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin

dom, 07/09/2003 - 18h25 | Do Portal do Governo

Uma semana inteira de solidariedade. Foi o que se viu nos últimos sete dias pelos mais diversos lares de idosos instalados no Estado de São Paulo

Nesta terceira edição anual da Semana da Solidariedade, a ênfase foi dada para a terceira idade. Uma grande mobilização foi feita pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que contou com o apoio maciço da comunidade que reside nas proximidades dos asilos, dos representantes da iniciativa privada e principalmente dos estudantes das escolas estaduais, que fizeram a Gincana da Solidariedade.

O encerramento da semana foi realizado pela presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, no Hospital Geriátrico e de convalescença Dom Pedro II, na zona norte da Capital. Maria Lúcia disse ter se surpreendido com o sucesso das ações. ‘Os alunos foram visitar asilos próximos das escolas e levaram atenção e alegria a aqueles que já colaboraram tanto para a sociedade e hoje merecem nosso carinho.’ observou.

No hospital geriátrico Dom Pedro II a semana teve programação intensa desde o dia 31 de agosto para os 500 internos da unidade. A apresentação de grupos musicais, peças teatrais, doação de cobertores e materiais para fraldas geriátricas, remédios e uma ambulância, além da apresentação do Corpo de Bombeiros e de alunos oficiais da Academia Barro Branco fizeram parte das atividades.

Neste domingo, dia 7, a atividade no hospital era o ‘Dia da Beleza,’ com a presença de manicures e cabeleireiros. Maria Lúcia disse que os demais hospitais para a terceira idade do estado tiveram programações semelhantes na qual o Fussesp também disponibilizou equipes médicas, odontológicas e de enfermagem para realizarem exames em idosos de vários asilos da cidade. Foram feitos diagnósticos de diabetes, triglicérides, colesterol e hipertensão, além de exames gratuitos de oftalmologia, ortopedia, neurologia, dermatologia, vascular e otorrinolaringologia.

Também foram realizados Bailes de Carnaval e da Solidariedade, caminhadas, alongamento, palestras com vários enfoques, dança de salão, Yoga, oficinas de argila, de teatro, ikebana, artesanato, além de muito esporte, jogos e aulas de informática. “Tudo acompanhado por especialistas”, explicou Maria Lúcia, ela destacou a necessidade de que os atos de solidariedade não fiquem restritos a esta semana, mas que continuem ao longo dos próximos dias. A Cel. PM Laudinéia Pessan de Oliveira informou que os alunos oficiais da Academia Barro Branco já se disponibilizaram a continuar com as atividades no Hospital Geriátrico Dom Pedro II. ‘As manicures e as cabeleireiras também manifestaram a intenção de voltar mais vezes aqui’ disse a Coronel.

Durante a semana também houve bingos, com bolo, chá e pães fabricados nas Padarias Artesanais.

O programa do Fussesp incluiu o lançamento do “Guia da Solidariedade: O Idoso” e um folder com dez dicas de solidariedade às pessoas da terceira idade: “O Como ser Solidário com o Idoso”, que está sendo distribuído em postos públicos do Estado, comércios em geral e pela Dersa, nas praças pedágios das rodovias paulistas. O guia traz uma relação completa de todos os programas das diversas secretarias do Estado voltados para o atendimento à terceira idade.

Visitas

Ao longo da semana, Maria Lúcia visitou a Associação “O Raiar do Sol”, localizada no bairro do Cambuci, o centro de referência do idoso, Escola Estadual Castro Alves, a Associação Santo Agostinho, a Casa Madre Teodora dos Idosos, a Associação Assistencial e Cultural Vó Ziza, O Lar Nossa Senhora da Conceição, a Casa Transitória Fabiano de Cristo e a Associação Damas Caridade São Vicente de Paulo e o lar dos idosos vivência feliz. Neste último foi realizada a apresentação de alunos portadores de deficiência auditiva de um colégio da região. Maria Lúcia ressaltou a importância das pessoas visitarem os asilos. “O objetivo do Fundo Social é envolver crianças, jovens e adultos para estarem perto dos idosos. Essa apresentação foi emocionante”, ressaltou ela.

O Fussesp entregou ainda diversos produtos ao Lar Batuíra, localizado na Zona Leste da Capital, como materiais de limpeza e de higiene pessoal, mantimentos, fraldas geriátricas, secadores de cabelo, televisão, computador, videocassete, chuveiros e cadeiras do papai.

A presidente do fussesp comentou que também recebeu telefonemas e telegramas das presidentes dos fundos sociais municipais do Interior que também participaram com visitas aos asilos de suas cidades.

Espaço Viveiro de Mudas

Os idosos que participam das atividades promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) no Parque da Água Branca, pelo programa Espaço Convivência, ganharam na última sexta-feira, dia 5, o Espaço Viveiro de Mudas e Flores André Franco Montoro.

O novo espaço é uma parceria do Fundo Social, Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, responsável pelo parque, e Associação João Meinberg de Ensino, mantenedora das Faculdades Integradas Cantareira. O objetivo é que os idosos e multiplicadores levem as técnicas de jardinagem aprendidas no local a diversas regiões da Capital. A Secretaria da Agricultura vai doar as sementes, mudas e insumos e a Associação João Meinberg oferecerá os técnicos, responsáveis pelas aulas.

Rogério Vaquero / Cristiano Matsuda