Fundo Social e Secretaria da Saúde entregam reforma da Estação Especial da Lapa

Aproximadamente 1.800 portadores de necessidades especiais freqüetam a Estação Especial da Lapa.

qui, 13/10/2005 - 18h48 | Do Portal do Governo


O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e a Secretaria de Estado da Saúde entregaram nesta quinta-feira, 13 de outubro, as reformas da Estação Especial da Lapa – Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano. Estavam presentes no evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

“Hoje damos mais um passo importante na melhora desse centro de excelência, que é a Estação Especial da Lapa”, afirmou Lu Alckmin. “Atualmente, são 1800 usuários aqui. Essas pessoas têm acesso a cursos profissionalizantes, oficinas culturais, esportes adaptados, etc. Temos que continuar buscando o melhor atendimento dessas pessoas, que merecem todo o nosso respeito”, completou.

Com investimento de R$ 250 mil, as áreas da Recepção de Usuários e Infocentro (acesso gratuito da comunidade a Internet) foram reestruturadas e foi inaugurado o Refeitório de Funcionários com o intuito de aumentar a qualidade de atendimento ao público externo e interno. A reforma propiciará maior eficiência para o acesso, com adequação da área física, maior segurança e mais comodidade.

Mantida pelo Fussesp, a Estação Especial da Lapa realiza um trabalho voltado principalmente às pessoas portadoras de necessidades especiais. Por meio de diversas parcerias, a Estação oferece cursos de iniciação profissional, oficinas culturais, programas de esportes adaptados e eqüoterapia, que possibilita melhor qualidade de vida aos portadores de deficiências físicas e mentais.

Na Estação os programas são oferecidos de acordo com as habilidades, motivações e necessidades dos usuários, na proporção de 70% das vagas para os portadores de necessidades especiais e 30% para a comunidade em geral. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, que faz a triagem, orienta, encaminha e acompanha os candidatos, definindo as atividades de acordo com as habilidades e interesses pessoais de cada um.

Adriana Fares