Fundo Social e Secretaria da Educação inauguram Programa de Padarias Artesanais em escolas de Regist

Aviso de Pauta - Sábado, dia 8 - Programa do Fussesp será levado às escolas estaduais do interior

sex, 07/05/2004 - 12h56 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, e o secretário-adjunto estadual da Educação, Paulo Barbosa, inauguram neste sábado, dia 8, às 10 horas, em Registro, o Programa Padarias Artesanais nas escolas estaduais do interior, que integram o Programa Escola da Família. São unidades de ensino que abrem as portas nos fins de semana para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. Até o final de 2004, está prevista a instalação de padarias artesanais em toda a rede estadual de ensino, ou seja, em quase 6 mil escolas.

A cerimônia será realizada na Escola Estadual Massako Osawa Hirabayashi. A entrega de um Kit de Padaria Artesanal será um ato simbólico da doação de outros cem que beneficiarão escolas das regiões de Registro, Miracatu e Apiaí.

Para Lu Alckmin, além do objetivo de capacitar, gerar renda e emprego, a instalação da Padaria Artesanal nas unidades de ensino visa também aproximar a comunidade do convívio escolar, o que os levará a valorizar o patrimônio público e evitar a violência e a entrada de drogas nas escolas.

Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego

O programa de Padarias Artesanais faz parte do Plano de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fussesp junto à iniciativa privada e distribuídos a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$ 700 a R$ 1.200 dependendo da negociação.

Em dois anos, o Programa de Padarias Artesanais já instalou cerca de 4.500 unidades em todo o Estado, em 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, em favelas, nos municípios do Interior, além de mais de mil kits distribuídos às escolas estaduais.

O Fundo Social, por intermédio de parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, também é responsável pela capacitação dos agentes multiplicadores, que levam as técnicas de panificação às entidades que recebem os kits para que sejam repassadas à comunidade. Desde o início do programa, em 2001, mais de 10 mil pessoas foram capacitadas para atuarem como multiplicadores em suas comunidades, ensinando, além da fabricação de pães, noções de ética, cidadania, saúde e higiene.

Data: Sábado, 8 de maio de 2004
Horário: 10 horas
Local: Escola Estadual Osawa Hirabayashi – Rua Antônio Alves Pacca s/nº – Registro – SP