Fundo Social de Solidariedade promove encontros regionais na Grande São Paulo e em Santos

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 14

qua, 13/03/2002 - 15h32 | Do Portal do Governo

Cidades da Grande São Paulo e da Baixada Santista estarão participando de dois encontros regionais de presidentes de fundos municipais, nesta quinta-feira, dia 14. Promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), as reuniões contarão com a participação de Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp e cerca de 55 presidentes de Fundos. Pela manhã, no município de Poá, a primeira-dama do Estado será recebida por representantes de 32 cidades da Grande São Paulo. À tarde, em Peruíbe, a presidente do Fussesp vai cinhecer o trabalho de 23 cidades da região da Baixada Santista.

As exposições de projetos fazem parte do programa de capacitação e geração de renda, promovido pelo Fussesp. A troca de experiências e o aproveitamento dos recursos naturais na produção artesanal tem sido uma das metas do Fundo Estadual para possibilitar uma melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas pelos fundos de todo o Estado.

Desde fevereiro, foram realizados encontros nas cidades de Águas de São Pedro, regional de Piracicaba; Jundiaí, regional de São João da Boa Vista; Zacarias, regional de São José do Rio Preto; Votuporanga, regional de Jales, Ribeirão Preto e Morro Agudo regional de Ribeirão Preto, Águas de Santa Bárbara, regional de Itapetiniga, Jales, regional de Jales e Tabapuã, regional de São José do Rio Preto. Participaram deste encontros 331 municípios. No ano passado o Fussesp realizou encontros em cidades de suas treze regionais e fez repasse de verba para 250 municípios implantarem ou ampliarem projetos.

No final da tarde, Maria Lúcia Alckmin também visitará o município de Itanhaém, regional de Santos, para participar da assinatura de convênio do fundo municipal da cidade, Ordem dos Advogados do Brasil – regional de Itanhaém – e com todas as universidades de Direito de Santos. Por meio de parceria, e sob a coordenadoria dos professores, os estudantes de Direito vão prestar assistência jurídica para as famílias carentes do município que, por falta de recursos, não conseguem solucionar ações judiciais pendentes. As universidades santistas que farão parte do projeto são: Universidade Católica de Santos(UniSantos), Universidade Santa Cecília(Unisanta), Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Universidade Monte Serrat (Unimonte) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Santos.

O projeto Universidade Cidadã foi lançado no ano passado pela presidente do Fussesp e pelo secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Gabriel Chalita, e recebeu adesão de universidades em todo o Estado. O objetivo do programa é aproximar universidades e comunidades de bairro e entidades assistenciais, por meio de parcerias. Além das universidades, reúne os Fundos Sociais Municipais, a Procuradoria Geral do Estado, prefeituras e a sociedade civil organizada.

Os jovens universitários, participantes do projeto, vão prestar serviços de cidadania para as comunidades carentes. Na prática, alunos e professores vão atuar em ações concretas junto às comunidades carentes de todas as regiões do Estado. Eles terão a função de criar associações, cooperativas e promover serviços como, no caso das Faculdades de Direito, cursos sobre direito do consumidor e meio ambiente, além de outras ações necessárias, conforme a demanda da comunidade.

Data: Quinta-feira, 14 de março de 2002.
Horário: 09h00 – Poá
Local: Avenida Antônio Massa, 150

Horário: 14h00 – Peruíbe
Local: Centro de Convenções de Peruíbe,
avenida São João, 545.

Horário: 16h00 – Itanhaém
Local: Paço Municipal de Itanhaém, Avenida Washington Luís, 75