Fundo Social de Solidariedade presta contas para parceiros do padarias artesanais

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 9 - Campanha visa ampliar parcerias com a sociedade civil e alcance do programa

qua, 08/12/2004 - 9h15 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, realizará uma prestação de contas para aproximadamente 200 parceiros do Programa Padarias Artesanais nesta quinta-feira, dia 9, às 11 horas, no mezanino do Palácio dos Bandeirantes. O evento será marcado pelo lançamento de uma Campanha Institucional com o objetivo de ampliar as parcerias com a sociedade civil e o alcance do programa. As peças da campanha, desenvolvidas gratuitamente pela agência Lew Lara, serão apresentadas aos representantes dos veículos de comunicação responsáveis pelas áreas comerciais. Também haverá a exibição de um vídeo com depoimentos de pessoas cujas vidas foram transformadas após a capacitação no programa Padarias Artesanais.

O primeiro parceiro do Programa, a gráfica Interprint, receberá simbolicamente um relatório com todos os dados das Entidades beneficiadas com suas doações, visando a transparência e a credibilidade do Programa. Os demais parceiros também estarão recebendo suas respectivas prestações de contas após o evento. Entre eles, instituições financeiras, empresas, comerciantes e pessoas físicas, como Bovespa, Santander, Safra, Camargo Correia, Cia Brasileira de Alumínio, Grupo Melhoramentos, Schincariol, Escola Morumbi, Natura e vários membros do corpo consular.

Para Lu Alckmin, o momento representará também uma confraternização com todos aqueles que acreditam nos resultados positivos do Programa Padarias Artesanais, hoje, um sucesso presente fora de São Paulo e até do Brasil. ‘É uma ferramenta que leva ética, cidadania, saúde e dignidade à população carente, possibilitando a capacitação profissional, geração de emprego e ampliação da renda’, afirma a presidente do Fussesp. Ele segue a linha mestra do Fundo Social de Solidariedade, que desenvolve diversos programas visando, principalmente, ações comunitárias que tenham como meta a solidariedade educacional e não apenas o assistencialismo, o que proporciona o verdadeiro exercício da cidadania.

A presidente do Fussesp, além de partilhar o sucesso desse trabalho com os diversos parceiros do programa, também atribui o crédito ao empenho e à participação das primeiras-damas dos municípios, às presidentes das entidades sociais e aos profissionais da área da educação.

Programa já conta com mais de 6,5 mil Padarias Artesanais e capacitou mais de 13 mil agentes multiplicadores

Em três anos, foram implantadas mais de 6,5 mil padarias artesanais, sendo cerca de 1.900 em entidades assistenciais e favelas da Capital, nos 644 municípios do Interior e em mais de 3 mil escolas estaduais que abrem as portas nos fins de semana para atividades culturais, esportivas e de lazer, pelo programa Escola da Família. A meta é atingir cerca de 6 mil escolas da rede pública estadual, com o objetivo de aproximar a comunidade das escolas, evitando a violência e as drogas.

Programa Padarias Artesanais

O programa nasceu como uma das principais iniciativas do Plano de Geração de Emprego e Renda do Fussesp. Tem como objetivos a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de renda. A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Para a viabilização do programa são capacitadas, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais, Escolas e entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os Kits de Padaria Artesanal, compostos por um forno de inox, batedeira, liqüidificador, botijão de gás, balança e assadeiras de alumínio, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 700,00 a R$ 1.200, dependendo do fornecedor e da negociação.

As pessoas capacitadas voltam para suas comunidades com o compromisso de repassar as instruções recebidas. Ao todo, já foram capacitados aproximadamente 13 mil agentes multiplicadores no Estado.

Entre as comunidades beneficiadas estão favelas, assentamentos, comunidades quilombolas e indígenas, unidades da Febem, penitenciárias, unidades do S.O.S. Bombeiros, conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), fundos municipais, além de hospitais, creches e entidades assistenciais cadastradas na Capital pelo Fussesp. No Interior, são beneficiados os Fundos Municipais, que avaliam as condições e necessidades de cada entidade. Mais informações podem ser obtidas no Fussesp, pelo telefone (11) 3874-6952, ou pela internet, no site www.fundosocial.sp.gov.br.

Data: Quinta-feira, 9 de dezembro de 2004
Horário: 11 horas
Local: Mezanino do Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi 4.500 – São Paulo/SP

Presenças do vice-presidente do Grupo Santander Banespa,
Miguel Jorge e do sócio e diretor de criação da Lew Lara,
Jacques Lewkowicz

Assessoria de Imprensa: Cristina Macedo / Christiane Rocha / Giovana Pacchioni
Telefones: 3745.3500/ 3745.3727/ 3745.3505/ 3745.3684