Fundo Social de Solidariedade lança campanha de Natal ‘Era Uma Vez…’

Iniciativa é baseada no trabalho voluntário

sex, 07/12/2001 - 17h58 | Do Portal do Governo


Doar um livro a uma criança carente ou a um idoso e contar estórias para entretê-los por meio de um trabalho voluntário. Esse é o mote da campanha de Natal “Era uma vez …”, lançada nesta sexta-feira, dia 7, pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp)em parceria com a ONG Faça Parte (Comitê Internacional do Ano do Voluntariado).

A iniciativa começou, na prática, na Casa da Solidariedade II — uma unidade de Fundo Social que atende 270 crianças de 7 a 14 anos, moradoras de cortiços da região central de São Paulo. Depois de uma apresentação de vozes e violão, feita pelas próprias crianças por meio do Projeto Guri, artistas como Patrícia de Sabrit, Laura Wi e Michele Macri contaram estórias infantis baseadas em livros doados a cada um dos menores atendidos. A entidade também ganhou um acervo com 200 títulos, doado pelas editoras Saraiva, Atual e Melhoramentos.

“Além de incentivar à leitura, essa campanha visa estimular as pessoas a ter um contato mais estreito com crianças, idosos ou portadores de deficiência atendidos por entidades assistenciais”, disse a presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin. A idéia, completa ela, é envolver a comunidade no trabalho voluntário, estimulando o hábito da solidariedade.

Quem quiser participar da campanha deve procurar na livraria de seu bairro a relação de entidades selecionadas pelo Fussesp para receber as publicações doadas. No ato da compra, a pessoa deve indicar o nome da instituição para receber o livro. A entrega pode ser feita pelo próprio doador, que pode aproveitar a visita para contar estórias da literatura mundial.

A campanha conta com apoio da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, Imprensa Oficial do Estado, Associação Nacional de Livrarias e a Associação Brasileira de Editores de Livros. A iniciativa também foi lançada simultaneamente nas 631 cidades paulistas que mantêm um Fundo Social de Solidariedade Municipal.

“Campanhas como esta unem todo voluntariado existente no Estado e acabam multiplicando o número de pessoas a fazer esse trabalho de formiguinha, tão importante para o País”, comenta a presidente do Comitê Internacional do Ano do Voluntariado, Milu Vilela. A ONG, observa ela, deve mudar o nome para Instituto Brasil Voluntários a partir do próximo ano e vai seguir desenvolvendo diversos projetos, entre eles, o de formação de lideranças.