Fundo Social de Solidariedade entrega a Casa de Brinquedos número 12 mil

Evento foi realizado no Circo Escola San Remo, no bairro do Butantã

qui, 16/12/2004 - 15h59 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, entregou nesta quinta-feira, dia 16, no Circo Escola San Remo, no bairro do Butantã, na Zona Oeste da Capital, a Casa de Brinquedos nº 12 mil. O evento encerrou as atividades do Fussesp deste ano. Aproximadamente 800 crianças foram beneficiadas com a Casa de Brinquedos.

Durante a cerimônia, houve apresentações de fantoches e do espetáculo circense ‘Os diferentes Brasis’, com a participação de crianças do Instituto Criança Cidadã (ICC).

Para Lu Alckmin, brincar é a base da cultura de um povo. Além disso, é uma atividade essencial para o desenvolvimento lógico, da linguagem, da criatividade e da sociabilidade. Ela afirma que é brincando que as crianças descobrem como enfrentar situações de alegria , ansiedade, medo, dor ou angústia.

Ela lembrou que a idéia da Casa de Brinquedos surgiu quando era voluntária de d. Lila Covas. Emocionada, Lu Alckmin disse que um dia, quando visitava uma comunidade carente, em Americanópolis, na Zona Sul da de São Paulo, viu uma criança de sete anos drogada. Foi quando ela ficou sabendo que as crianças que moravam no local não tinham nenhum tipo de lazer. ‘Um ano depois, quando assumi o Fundo Social de Solidariedade, resolvi procurar a Estrela para ajudar a realizar o sonho das crianças, que é de poder brincar. Hoje são 12 mil entidades sociais que receberam a Casas de Brinquedos’, informou.

Instituto Criança Cidadã

O Instituto Criança Cidadã (ICC) é uma organização não-governamental que oferece atendimento gratuito para cerca de 6.300 pessoas carentes da periferia da capital e de Guarulhos. A entidade mantém 14 unidades educacionais e disponibiliza creche pré-escolar, iniciação para o trabalho, complementação escolar e alfabetização de jovens e adultos.

O Circo Escola San Remo integra o projeto de complementação escolar e atende jovens com idades entre 5 e 20 anos.

A pedagoga Elizabeth Miranda trabalha no Circo Escola há 4 anos. Ela disse que os brinquedos são importantes, porque, através deles, as crianças usam a imaginação e fortalecem valores e aprendizado. ‘Isso ajuda na formação futura da criançada’, comentou.

Kaliane Ferreira dos Santos, de 9 anos, freqüenta o Circo Escola há três anos. Ela faz teatro e dança, além de estudar à tarde. Ela comentou que ficou contente com os novos brinquedos. ‘Agora, eu e as minhas amigas vamos poder brincar com as bonecas novas. Não ligo em dividir brinquedos, porque tenho três irmãos’, disse

Programa Casa de Brinquedos

O programa Casa de Brinquedos do Fundo Social de Solidariedade tem como objetivo garantir o direito das crianças de brincar. As atividades lúdicas estimulam o desenvolvimento da criatividade, da sociabilidade e da espontaneidade, valores que são interiorizados nessa faixa etária e definem o comportamento das pessoas para toda a vida.

Os kits com aproximadamente 200 brinquedos são entregues a entidades assistenciais da capital cadastradas no Fussesp, creches, orfanatos, abrigos infantis, hospitais, unidades do Poupatempo e Fundos Municipais de Solidariedade espalhados pelos municípios do Estado.

Participaram do evento o presidente da Estrela, Carlos Tilkian, e o presidente do Instituto Criança Cidadã, Joel Stuque.

Macedo Júnior