Fundo Social de Solidariedade doa Casas de Brinquedo para todos os municípios do Estado

nd

ter, 16/04/2002 - 17h45 | Do Portal do Governo


O Fundo Social de Solidariedade de São Paulo fez a doação oficial de 3.650 kits de brinquedos, do projeto Casa de Brinquedo, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, nesta terça-feira, dia 16.

A solenidade foi presidida por Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp e contou com a participação de presidentes de fundos municipais de todo Estado e de representantes de entidades, hospitais e Febem, que estão sendo beneficiados pelo projeto.

Os novos kits complementam as entregues do final de 2001, quando foram distribuídas 600 Casas de Brinquedo na Capital, totalizando 4.250 kits. Estes números representam aproximadamente 850 mil brinquedos doados pelo Governo do Estado, que atendendo a um solicitação da presidente do Fussesp, promoveu um acordo com a Manufatura de Brinquedos Estrela, via Tribunal de Contas, e recebeu parte de uma dívida da empresa em brinquedos, efetuando o repasse destes para o Fussesp realizar as doações.

Os kits estão sendo entregues de acordo com a seguinte divisão: 750 foram destinados a entidades assistenciais da Capital cadastradas no Fussesp. Destes, 600 já foram entregues no final do ano passado e outros 50 no começo deste ano, restando apenas 100 que serão doados até maio; outros 3.000 kits serão entregues para os fundos municipais das 645 cidades do Estado de São Paulo; os 500 kits restantes, contendo basicamente jogos para adolescentes, serão doados para 420 entidades da Capital e 80 para unidades da Febem.

Na solenidade os participantes recebem um termo de doação, uma vez que os kits serão entregues em todo o Estado pela Estrela. Cada município ou entidade poderá receber mais de um kit, proporcionalmente a quantidade de menores que atende. Os representantes destes núcleos assinarão um termo de compromisso que estabelece a proibição de venda ou doação dos brinquedos, devendo os mesmos serem utilizados pelos freqüentadores dos núcleos beneficiados.

Geração de renda e outros projetos

Lu Alckmin visitou 20 cidades do interior do Estado entre os meses de fevereiro e março, levando para os municípios a proposta de implementação dos projetos de geração de renda dos fundos municipais. Os encontros foram regionais e agruparam presidentes de fundos das 13 células do Fussesp.

Ao todo 567 cidades, do total de 645 existentes no Estado, participaram destas reuniões regionais expondo trabalhos realizados para gerar emprego e renda para a população carente.

A presidente do Fussesp conheceu os projetos destas 567 cidades executados com apoio técnico e financeiro do Fundo Estadual. No ano passado, 250 cidades receberam repasses financeiros, de R$ 8 mil para cada município, para implantação ou ampliação de projetos de geração de renda.

O Fussesp também deu início, no último dia 12 , aos VI Jogos Regionais do Idoso (JORI). A primeira eliminatória aconteceu na cidade de São José do Rio Preto, com a participação de 2.000 atletas de 63 cidades das regionais do Fussesp de São José do Rio Preto e Jales.

Em todo o Estado serão realizadas seis eliminatórias, os três primeiros colocados de cada regional concorrerão no mês de junho, no município de Jaú, aos Jogos Estaduais do Idoso (JEI). As cidades de Matão, Itu, Birigüi, Santos e Pedreira sediarão as demais disputas regionais e devem mobilizar atletas de todo o Estado. Dez mil idosos participaram do V JORI em 2001.

Leda Ponciano