Fundo Social de Solidariedade do Estado e Grupo Santander-Banespa ampliam programa de padarias artes

Instituição vai doar mais 500 kits para 2002

sex, 14/12/2001 - 13h09 | Do Portal do Governo


O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo vem desenvolvendo em parceria com a iniciativa privada o programa de Padarias Artesanais. Nesta sexta-feira, dia 14, mais um passo foi dado para intensificar esse projeto. O Governo do Estado de São Paulo, dentro do plano de geração de emprego e renda, fechou convênio com o Grupo Santander/Banespa visando a entrega de 900 kits para produção de pães na Capital e no Interior, num investimento de cerca de R$ 600 mil.

A cerimônia de distribuição de kits, presidida pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin, foi realizada no auditório do Palácio dos Bandeirantes, com a presença de centenas de representantes dos Fundos Sociais. Foram beneficiados 621 municípios e 279 entidades da Capital. Além de melhorar a qualidade da alimentação nas comunidades assistidas, o projeto de padaria artesanal visa ampliar as perspecitivas das populações carentes, aumentando as possibilidades de geração de renda.

Ao entregar os primeiros kits, o presidente do Grupo Satander/ Banespa, Gabriel Jaramillo, destacou a relevância do trabalho social que vem sendo realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, acrescentando que se sentia orgulhoso de ser parceiro desse trabalho.

‘Queremos colaborar com o projeto de Padarias Artesanais por causa do grande impacto. É um programa que em curto prazo possibilitará às comunidades carentes a criação de empregos e a melhoria das condições de alimentação de uma parcela considerável da população necessitada, tanto do Interior como da Capital’, disse.

Jaramillo anunciou que para o primeiro trimestre do próximo ano o Grupo vai disponibilizar recursos para mais 500 padarias. Miguel Jorge, vice-presidente executivo do Grupo Santander/Banespa, destacou que o trabalho do Fundo Social sempre foi muito sério. ‘A instituição quer contribuir com essa relevante tarefa de resgatar a cidadania das pessoas mais necessitadas’, afirmou.

‘Graças a essa parceria com o Santander e outros parceiros que estão nos ajudando, hoje já temos 1013 padarias que era a meta para o ano que vem’, comemorou Maria Lucia Alckmin. Quando assumiu o Fundo Social, a proposta da primeira-dama, era desenvolver exatamente projetos semelhantes, de geração de renda às populações carentes, entre os quais, o segmento de panificação.

Para participar do programa de Padarias Artesanais, associações e municípios se cadastram no Fundo Social de Solidariedade e definem dois participantes para o curso de panificação, ministrado por técnicos do governo. Uma vez capacitados, esses participantes vão repassar os conhecimentos às suas comunidades. No final do processo, as instituições recebem o kit, constituído por forno a gás, batedeira, liqüidificador, balança mecânica e assadeiras de alumínio.

Alcindo Garcia