Fundo Social de Solidariedade do Estado doa gráfica para entidade que atende doentes de aids em Guar

Fundada nos anos 80, a entidade já atendeu mais de 400 pessoas

sex, 15/02/2002 - 12h30 | Do Portal do Governo

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) doou nesta quinta-feira, dia 14, maquinário de gráfica da Dersa para as Casas de Apoio Sol Nascente, no município de Guaratinguetá. A entrega foi feita pela presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin. Também participou do evento o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Gabriel Chalita.

A entidade presta atendimento a portadores do vírus HIV. ‘Toda a população da cidade, municípios vizinhos, e região de Guaratinguetá deveriam conhecer o trabalho assistencial de atendimento a doentes de aids, realizado nas Casas de Apoio Sol Nascente’, afirmou Maria Lúcia.

Ela conheceu um pouco do trabalho desenvolvido por religiosos que atendem atualmente 35 adultos internos e 22 crianças com o vírus HIV, órfãos de pais aidéticos. ‘Esse gesto de cidadania é um exemplo que deve ser seguido por toda a comunidade’, destacou a presidente do Fussesp.

A entidade é composta de duas casas para adultos, com capacidade para abrigar 54 doentes, e outras duas unidades para menores, que atendem até 25 crianças.

Criadas no início da década de 80 e sob a orientação de frei Hans Stapel, na Fazenda da Esperança, as Casas de Apoio Sol Nascente já atenderam 485 pacientes. Os familiares dos internos também recebem acompanhamento. No local há ainda um Centro Feminino de tratamento para drogas.