Fundo Social de Solidariedade do Estado: 20 anos fortalecendo a participação municipal

Em comemoração, Maria Lúcia Alckmin reabre Galeria das Presidentes do Fussesp e homenageia Lucy Franco Montoro

qua, 14/05/2003 - 13h53 | Do Portal do Governo

Em comemoração, Maria Lúcia Alckmin promove a reabertura da Galeria das Presidentes do Fussesp e homenageia Lucy Franco Montoro

No próximo dia 16, o Decreto nº 20.925, que alterou a denominação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – Fussesp (antes chamado Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo do Estado de São Paulo), completa 20 anos. A data marcou a descentralização das suas atividades sociais, fortalecendo a participação dos Fundos Sociais de Solidariedade Municipais.

Em comemoração, a atual presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, fará a reabertura da Galeria das Presidentes do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, às 11 horas, na sede da entidade (R. Ministro de Godói, 180, Parque da Água Branca). O objetivo é garantir a memória dos relevantes serviços prestados às áreas sociais, com imagens das realizações das suas presidentes.

No mesmo dia, com a presença de ex-Primeiras-Damas e seus familiares, o Espaço de Capacitação do Programa Padarias Artesanais receberá o nome “Espaço Lucy Franco Montoro”. Trata-se de uma homenagem à Primeira-Dama paulista que dirigiu o Fussesp com uma sólida atitude de descentralização e participação da comunidade nas decisões governamentais, com base no Decreto 20.925, assinado em sua gestão.

Solidariedade Educacional

Ao longo do tempo em que está à frente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin vem desenvolvendo diversos programas que visam, principalmente, ações comunitárias que exercitam a solidariedade educacional e não apenas assistencialista, possibilitando a capacitação de agentes multiplicadores, geração de emprego e ampliação de renda. Os programas contam com a participação da iniciativa privada, da sociedade civil e parcerias governamentais. Os beneficiários são 638 Fundos Sociais de Solidariedade Municipais e 1.700 Entidades Sociais cadastradas.

“Em decorrência da descentralização e de outras ações posteriores, que fortaleceram o desenvolvimento político dos princípios democráticos, esta gestão do Fussesp visa, prioritariamente, desenvolver ações de geração de emprego, criação de renda e valorização da cidadania. Hoje, nosso foco para as questões sociais conta com parcerias e trabalhos voluntários, respeitando a diversidade e a convivência multipartidária, como um exemplo de respeito à democracia”, diz Maria Lúcia Alckmin.

Entre os programas do Fussesp, destacam-se: Padarias Artesanais, Tece e Acontece, Casas de Brinquedos, Universidade Cidadã, Agentes Multiplicadores (oficinas e cursos), Jogos Regionais de Idosos e Campanha do Agasalho.

Galeria das Presidentes Do Fussesp

O término da remodelação do espaço e recuperação de parte do acervo da Galeria das Presidentes do Fussesp possibilitaram sua reinauguração, agora instalada no primeiro andar de sua sede. Nela estão expostas as imagens das seguintes primeiras-damas: Maria do Carmo Mellão de Abreu Sodré (1967 a 1971), Maria Zilda Gamba Natel (1971 a 1975), Brasília Byngton Egydio Martins (1975 a 1979), Sylvia Lutfalla Maluf (1979 a 1982), Neusa Augusta Marin (1982 a 1983), Lucy Pestana Silva Franco Montoro (1983 a 1987), Alaíde Cristina Barbosa Ulson Quércia (1987 a 1991), Ika Fleury (1991 a 1994) e Lila Covas (1994 a 2001).

A criação da Galeria, ocorrida na gestão de Ika Fleury, teve por objetivo homenagear o trabalho das mulheres que presidiram o Fussesp, assumindo responsabilidades com dedicação e profissionalismo.