Fundo Social: Crianças da Casa da Solidariedade II têm dia das crianças antecipado

Unidade do Parque Dom Pedro teve muita festa na última segunda-feira.

ter, 11/10/2005 - 17h27 | Do Portal do Governo

Foi em clima de muita festa e alegria que mais de 250 crianças da Casa de Solidariedade II, no Parque Dom Pedro, comemoraram o dia das crianças. A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, participou do evento, que foi realizado no dia 10 de outubro.

Para animar ainda mais o dia, um palhaço e um mágico se apresentaram. As crianças ainda receberam presentes e lanches doados pela rede de lanchonetes Habib´s.

Os brinquedos distribuídos foram arrecadados pela Associação Ajude, uma instituição sem fins lucrativos, dirigida e administrada por um grupo de mães dos alunos da Escola Morumbi, e pelo Instituto de Solidariedade (ISO), que trabalha junto com o Fussesp nas Casas de Solidariedade I e II.
Para Lu Alckmin, o objetivo das Casas é oferecer oportunidades para essas crianças e adolescentes, de forma que eles descubram e desenvolvam seus potenciais para a vida.

As Casas de Solidariedade atendem crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, que estudem na rede pública de ensino. Todas em situação de risco, convivendo no seu cotidiano com a violência, o abandono e a violação de seus direitos básicos. Vêm de famílias numerosas e de baixa renda, suas residências são insalubres (cortiços, favelas) e a família tem sub-emprego ou estão desempregadas. Em suas rotinas, eles não têm condições que lhes garantam alimentação adequada, educação, convívio familiar e comunitário.

O objetivo desses espaços é justamente criar possibilidades para que as crianças e adolescentes possam reconstruir e exercitar a cidadania. O trabalho desenvolvido nessas Casas complementa a relação escola-família-comunidade com atividades que proporcionam a chance da criança e do adolescente de obter uma formação, adquirir bons hábitos de higiene e de saúde e a fazer corretamente uma boa alimentação.

Dessa forma, os assistidos freqüentam as escolas públicas e fazem suas refeições nas Casas, local em que também recebem atendimento médico, odontológico e de fonoaudiólogo, orientação de estudos e desenvolvem várias atividades culturais, artísticas e esportivas. Criam-se assim condições e possibilidades para que eles possam identificar e trabalhar suas dificuldades e potencialidades, ampliando seus conhecimentos e habilidades para o futuro, e simultaneamente evitando que eles perambulem pelas ruas em horários ociosos.

Entre as atividades oferecidas nas Casas estão as oficinas de tapeçaria, artes plásticas, capoeira, literatura, teatro, dança, paisagismo e horta, histórias em quadrinhos, informática, cinema e circo.

Adriana Fares