Fundo Social comemora o Natal com 500 crianças carentes no Circo Escola San Remo

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 16 - Lu Alckmin entrega o kit Casa de Brinquedo número 12.000

qua, 15/12/2004 - 8h20 | Do Portal do Governo


O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), presidido por Lu Alckmin, comemora o Natal com a entrega do kit número 12.000 da Casa de Brinquedos ao Instituto Criança Cidadã (ICC). A cerimônia será realizada no Circo Escola San Remo, nesta quinta-feira, dia 16, às 10 horas, com a presença de cerca de 500 crianças, com idade entre cinco e 12 anos, de dez entidades assistenciais da Capital, cadastradas no Fussesp.

Para animar a festa, apresentações de fantoches e do espetáculo circense ‘Os Diferentes Brasis’, com participação das crianças do ICC, atendidas no Circo Escola, além de degustação de sorvete, refrigerante, distribuição de fitas do Ra-Tim-Bum às entidades e participação do personagem Chiquinho, do programa infantil Eliana e Cia. Os brinquedos doados pelo Fussesp estarão expostos no Circo Escola. O evento simboliza o trabalho que o Fundo Social de Solidariedade desenvolve para as crianças carentes. A cerimônia também marca o encerramento das atividades de 2004 do Instituto Criança Cidadã.

Para Lu Alckmin, brincar é a base da cultura de um povo. Além disso, é uma atividade essencial para o desenvolvimento lógico, da linguagem, da criatividade e da sociabilidade. Ela afirma que é brincando que as crianças descobrem como enfrentar situações de alegria, ansiedade, medo, dor ou angústia.

Casas de Brinquedos: Garantindo o direito de brincar

O programa Casa de Brinquedo do Fundo Social de Solidariedade tem como objetivo garantir o direito de brincar às crianças, estimulando o desenvolvimento, a criatividade, a sociabilidade e a espontaneidade, valores que são interiorizados nessa etapa e definem o comportamento das pessoas para toda a vida.
Os kits com aproximadamente 200 brinquedos cada são entregues a entidades assistenciais da Capital cadastradas no Fussesp, creches, orfanatos, abrigos infantis, hospitais, unidades do Poupatempo e Fundos Municipais de Solidariedade espalhados pelos 645 municípios do Estado.

O ICC, que receberá o kit número 12.000, é uma organização não-governamental que oferece atendimento gratuito para cerca de 6,3 mil pessoas carentes da periferia da Capital e Guarulhos, na Grande São Paulo. Nas 14 Unidades Educacionais, a entidade disponibiliza creche pré-escola, iniciação para o trabalho, complementação escolar e alfabetização de jovens e adultos. O Circo Escola San Remo faz parte do Projeto de Complementação Escolar do Instituto Criança Cidadã e atende jovens com idade entre cinco e 20 anos.

Depoimentos comprovam que é no brincar que a criança aprende

Para Rafaela Lidiane, de sete anos, brincar deixa as crianças mais alegres. Ela, que costuma usar os brinquedos da creche por ter ‘bem pouquinho em casa’, afirma aprender coisas durante as brincadeiras. “Criança que não brinca, quando crescer, não vai gostar que o filho brinque também”, acredita. Rafaela passa o dia na creche Celestina Steward, que atende 190 crianças da comunidade do Buraco Quente, um dos maiores complexos de afavelamento da Zona Sul da Capital. Vinculada ao Centro Social Brooklin Paulista, a creche recebeu um kit Casa de Brinquedo há cerca de dois anos.

A terapeuta ocupacional do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), Amanda Aparecida da Silva, concorda com Rafaela. “É no brincar que a criança aprende. Ela interioriza conceitos, começa a pensar e a se expressar. É na brincadeira que a criança trabalha conceitos como moral, família, certo e errado. Uma criança que não brinca, pode perder a capacidade cognitiva (de percepção, de conhecimento)”, afirma.

Os brinquedos doados pelo Fussesp também beneficiam crianças que passam longos tempos internadas em hospitais, como é o caso de Rafael Oliveira Freira, de 10 anos. Ele passou mais de dois meses em tratamento no Itaci. Para a mãe, Sandra Oliveira, brincar ajuda muito na recuperação do filho. “Se ele ficasse só no quarto, ficaria deprimido. Os brinquedos ajudam a entreter. São essenciais”, aponta. A onco-pediatra Pérola Barros também vê benefício nos brinquedos. Ela os utiliza para mostrar a pacientes como Rafael o funcionamento dos tratamentos.

Data: Quinta-feira, dia 16 de dezembro de 2004
Horário: 10 horas
Local: Circo Escola San Remo – Rua Aquianés, 13, Butantan, Zona Oeste da Capital Passando o portão da USP, acessar a 4ª travessa – Rua Baltazar Rabelo – até Aquianés)

C.C.