Fundo Social: Castilho sedia encontro para avaliação do Programa de Padarias Artesanais

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 15

qua, 14/05/2003 - 14h00 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Quinta-feira, dia 15

Nesta quinta-feira, dia 15, às 10 horas, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, preside reunião de avaliação dos programas de padaria artesanal implantados em 20 cidades da região de Araçatuba. A reunião com os Fundos Municipais será realizada na cidade de Castilho.

Além da avaliação dos resultados do programa na geração de emprego e renda, o encontro visa promover a troca de experiências das presidentes de fundos municipais, por meio de relatos de atividades e conhecimento dos programas que cada cidade criou para o funcionamento dos kits distribuídos na região.

Esse será o quinto encontro realizado neste ano. Os quatro primeiros foram em Oswaldo Cruz, com a participação de 22 cidades da regional de Adamantina; em Santa Cruz do Rio Pardo, com a participação de 25 cidades da regional de Ourinhos; em Registro, com a participação de 24 cidades da região de Santos; e em Votuporanga, com a participação de 27 municípios da região de Jales.

Os municípios da região de Araçatuba convidados para o encontro são: Andradina, Auriflama, Bento de Abreu, Castilho, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraçai, Ilha Solteira, Itapura, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Nova Luzitania, Pereira Barreto, Rubiácea, Santo Antonio de Aracanguá, São João de Iracema, Sud Menucci, Suzanópolis e Valparaíso.

Programa Padarias Artesanais

O Programa Padarias Artesanais nasceu como uma das principais iniciativas do Plano de Geração de Emprego e Renda do Fussesp. Tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de renda. A Panificação Artesanal é a elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Para a viabilização do programa são capacitados, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais e por entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os kits de Padaria Artesanal, compostos de forno de inox, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras de alumínio, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 600,00. Ao todo, já foram capacitados cerca de 3 mil agentes multiplicadores no Estado e distribuídos, aproximadamente, 2.500 kits.

Na prática, cada entidade da Capital, indicou dois participantes que após um dia de curso, com direito a diploma da Secretaria da Agricultura, tornavam-se multiplicadores, voltando para suas comunidades com o compromisso de repassar as instruções recebidas. No interior, as aulas foram ministradas nas 13 células regionais do Fussesp.

Entre as comunidades beneficiadas estão: 147 assentamentos, 15 comunidades quilombolas, 23 tribos indígenas, 54 unidades da Febem, 45 penitenciárias, 93 unidades do S.O.S. Bombeiros, 45 conjuntos habitacionais da CDHU, 636 fundos municipais, além de hospitais, creches e entidades cadastrados na Capital pelo Fussesp.

Para participar do Programa é preciso que a entidade Municipal seja cadastrada no Fundo Social de Solidariedade. No Interior são beneficiados os Fundos Municipais, que avaliam as condições e necessidades de cada entidade. Informações podem ser obtidas no Fussesp pelo telefone (11) 3874-6766.

Data: Quinta-feira, dia 15 de maio de 2003
Horário: 10 horas
Local: Centro Integrado de Educação e Cultura – CIEC
Av. Adualdo Rodrigues de Medeiros, 72 – Centro – Castilho-SP