Fundo Social avalia Programa Padaria Artesanal em Gavião Peixoto

Encontro visa também promover a troca de experiências das presidentes de fundos municipais

ter, 15/07/2003 - 14h44 | Do Portal do Governo

O Programa Padarias Artesanais, criado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), está completando dois anos de existência. Por isso, a presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin, reuniu nesta terça-feira, dia 15, em Gavião Peixoto, região de Araraquara, 26 presidentes dos fundos municipais para avaliação do programa.

‘Estamos percorrendo o Estado e fazendo uma avaliação por meio de depoimentos das presidentes dos fundos municipais de solidariedade’, informou Maria Lúcia Alckmin.

Além da avaliação dos resultados obtidos com o programa, o encontro visa também promover a troca de experiências das presidentes de fundos municipais, por meio de relatos de atividades e conhecimento dos programas que cada cidade criou para o funcionamento dos kits distribuídos na região.

‘São relatos simples, mas que comprovam que estamos no caminho certo, promovendo a qualidade de vida, gerando renda, emprego, e minimizando as diferenças sociais’, ressaltou a presidente do Fussesp.

Maria Lúcia credita o sucesso desse trabalho ao empenho e participação de primeiras-damas dos municípios e aos vários parceiros do Programa, que no mês de agosto completará dois anos de sua implantação. Os beneficiários são 638 Fundos Municipais de Solidariedade e 1.700 Entidades Sociais cadastradas na Capital.

A presidente do Fussesp informou também que o Programa está sendo implantando em 400 escolas do Programa do governo do Estado, Parceiros do Futuro, que permanecem abertas nos finais de semana para a população utilizar o espaço com diversas atividades. ‘O objetivo é aproximar a comunidade das escolas, promovendo maior convivência entre crianças, adolescentes e pais. Dessa forma pretendemos evitar a violência e o uso de drogas’, informa, Maria Lúcia Alckmin. A intenção do Fundo Social é levar o programa Padaria Artesanal em todas as escolas estaduais.

Além das padarias artesanais, o Fundo Social de Solidariedade realiza outros importantes ações sociais, que contam com a participação da iniciativa privada, da sociedade civil e de parcerias governamentais. Entre eles, destacam-se: Tece e Acontece, Casa de Brinquedos, Universidade Cidadã, Agentes Multiplicadores (Oficinas e Cursos), Jogos Regionais dos Idosos e Campanha do Agasalho.

Macedo Júnior