Fundo Social abre III Semana de Solidariedade com foco no idoso

Objetivo é despertar em todos um novo olhar em relação às pessoas da terceira idade

dom, 31/08/2003 - 12h52 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, abriu na manhã deste domingo, dia 31, na Escola Estadual Castro Alves, em Lauzane Paulista, zona norte da Capital, a 3ª edição da Semana de Solidariedade no Estado de São Paulo.

O evento começou com a execução do Hino Nacional ao violão, por um aluno da escola Castro Alves. Também participaram o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, moradores do bairro e idosos da zona norte, com destaque para 22 velhinhos do Lar Santo Alberto, todos com idade acima de 89 anos. A entidade, localizada no bairro, abriga atualmente 56 idosos.

Maria Lúcia disse que este ano a Semana da Solidariedade é dirigida ao idoso para mostrar à população a importância de respeitarmos as pessoas mais velhas. ‘Esse é o sentido, e que não seja só durante este período, mas todos os dias do ano. É desta forma que teremos um mundo melhor’, afirmou.

Ela lembrou que até o próximo dia 7 estará visitando asilos e entidades voltadas aos idosos, assim como as primeiras-damas dos municípios paulistas, que também procurarão envolver suas comunidades neste trabalho.

O secretário Gabriel Chalita elogiou esta campanha e disse que um dos papéis da escola é ensinar às crianças o respeito e a valorização dos idosos desde cedo. Nesse sentido, a Secretaria Estadual da Educação realizará, paralelamente à Semana de Solidariedade, a Gincana da Cidadania, que busca integrar os alunos da rede estadual aos asilos próximos de suas escolas. Os estudantes vão arrecadar doações como alimentos, roupas, livros, revistas, que serão repassados às entidades.

Para a aposentada Maria Helena Machado Fortunato, de 61 anos, a Semana de Solidariedade ao Idoso é muito importante. ‘O idoso precisa de locais apropriados para se reunir e realizar atividades esportivas e recreativas’, explicou.

Sandra Dias Paes, diretora da E.E. Castro Alves, agradeceu à comunidade pela presença e disse que vai motivar seus alunos a se engajar nessa campanha em prol do idoso.

Muitas novidades foram preparadas para a Semana de Solidariedade ao Idoso. Equipes médicas e odontológicas visitarão vários asilos da Capital para realizar exames de rotina nos idosos abrigados. Serão realizados bailes de carnaval, caminhadas, sessões de alongamento, jogos, palestras, danças de salão, aulas de informática e oficinas como yoga, argila, teatro, ikebana e artesanato. ‘Tudo acompanhado por especialistas’, ressalta Maria Lúcia. Além disso, também serão realizados bingos, com muitos bolos e pães fabricados nas Padarias Artesanais, um dos programas de geração de renda do Fussesp.

Durante a Semana também será lançado o Guia da Solidariedade ao Idoso, que traz uma relação completa dos programas do Governo paulista voltados para atendimento à terceira idade, entre eles o Núcleo de Atenção ao Idoso e o Espaço de Convivência do Idoso, ambos no parque da Água Branca. O Guia estará disponível em vários postos públicos do Estado.

Macedo Júnior