Fundo de Aval complementa garantias para pequeno empresário obter financiamento do BNDES

Apoio pode ser de até 80% das exigências contratuais

qui, 03/10/2002 - 12h38 | Do Portal do Governo

Micro e pequenos empresários em dificuldades de apresentar garantias para obter financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) podem contar com apoio do Fundo de Aval. Trata-se de uma reserva de crédito criada pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileira de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para complementar, em até 80%, as garantias exigidas nos contratos de financiamentos. A garantia dos outros 20% fica a cargo do próprio empresário.

O fundo é destinado especialmente a pequenos e micro empreendedores que buscam ampliar ou modernizar seu negócio com a aquisição de máquinas e equipamentos. Segundo dados do Sebrae, hoje as micro e pequenas empresas, representam 67% dos empregos no Estado e mais de 20% do PIB paulista.

Para apoiar o desenvolvimento de atividades ligadas à indústria, comércio, prestação de serviços e agropecuária, o BNDES dispõe de linhas de crédito, como o Finame (voltado para aquisição de máquinas e equipamentos industriais fabricados no País). O agente financeiro dos empréstimos com garantias do Fundo de Aval é o Banco Nossa Caixa S/A.

O limite de cada operação é de R$ 144 mil, sendo que contratos com valor acima de R$ 125 mil devem antes ser aprovados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cedes). Os tomadores do empréstimo terão seis meses de carência para o início do pagamento, com prazo de até cinco anos para quitar a dívida. Os juros do contrato são de 4% ao ano mais TJLP (Taxa de Juros Longo Prazo).

Mais informações sobre as linhas de crédito do BNDES e as condições para obter garantias do Fundo de Aval nesses financiamentos podem ser obtidas nas agências da Nossa Caixa em todo o Estado de São Paulo ou site do banco: www.nossacaixa.com.br.

Gislene Lima