Fundap: Servidores estaduais receberão curso pela internet em outubro

Inscritos estudarão de acordo com o tempo que dispõem

qui, 18/09/2003 - 12h07 | Do Portal do Governo

A Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), ligada à Secretaria de Estado da Casa Civil, estará oferecendo a partir de outubro, pela internet, o curso Licitação e Gestão de Contratos de Prestação de Serviços Terceirizados. Destina-se a servidores públicos estaduais que exercem esse tipo de trabalho na administração.

Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição que estará disponível a partir do próximo mês no site ead.fundap.sp.gov.br/ead.htm. No mesmo local, haverá informações adicionais sobre o curso, que, por ser modular, permitirá atender a um público heterogêneo: servidores no início de trabalho ou aqueles que precisam se atualizar.

Ofício explicando o curso foi distribuído esta semana pelo titular da Casa Civil, Arnaldo Madeira, a todos os secretários de Estado. De posse do comunicado, eles informarão aos funcionários da área sobre a necessidade do aprendizado. Os que se inscreverem estudarão de acordo com o tempo que dispõem no trabalho ou fora. Cada um fará seu próprio horário pela Internet.

Várias turmas

Assim que preencher a ficha cadastral no site, o servidor receberá mensagem automática por e-mail, informando o recebimento da inscrição. A primeira turma será formada por 150 servidores. A coordenadora do curso, Tânia Tavares, informa que a Fundap quer distribuir as vagas da forma mais igualitária possível, ‘contemplando todas as secretarias de governo, tribunais, autarquias, fundações e empresas respeitando a ordem de inscrição das pessoas’.

A Fundap formará outras duas turmas este ano, em novembro e dezembro, e cada uma também com 150 pessoas. No ano que vem, haverá outras turmas nos sete primeiros meses: janeiro, com 200 pessoas; fevereiro, março, abril, maio e junho, terão 250 cada; e julho, com 100.

O curso, por turma, terá três meses. Após o prazo, haverá avaliação somente para os que quiserem receber certificado. Esta fase final não será pela Internet. A prova será realizada na sede da fundação, na Rua Alves Guimarães, 429 – Cerqueira César, em São Paulo.

Exercícios interativos

A coordenadora explica que o curso terá 18 módulos e o servidor poderá escolher quantos e na ordem que desejar estudar. Em cada um, o funcionário encontrará as seguintes divisões, na parte lateral esquerda da tela: Conteúdo, Tema, Exercícios, Apontamento, Pesquisa e Saiba Mais.

Conteúdo é a apresentação do módulo e Tema, o resumo. Apontamento mostra os tópicos principais do curso. Pesquisa é a indicação bibliográfica, com livros e sites na Internet sobre o assunto. Saiba Mais é uma espécie de apostila eletrônica. Os exercícios são interativos e de múltipla escolha. O aluno envia suas respostas e recebe de volta as soluções comentadas. Estas seis partes podem ser ‘baixadas’ do sistema e impressas.

Navegando na internet

Além dessas divisões, existem vários recursos extras para auxiliar o servidor. No topo da página na Internet, ele vai encontrar Comunidade Virtual, Fale Conosco, Glossário, Midiateca, Questões Freqüentes, Ajuda e Créditos. A Comunidade é um tipo de fórum eletrônico, espaço para interação do grupo, onde se trocam informações entre os alunos e encaminham-se dúvidas do dia-a-dia de trabalho.

“Na Comunidade, o saber do grupo é enriquecido com reflexões e dicas”, explica Tânia. O texto será respondido ou repercutido entre seus colegas de curso e também por professores da Fundap, denominados mediadores. Em Ajuda, o funcionário encontra respostas prontas para dúvidas técnicas sobre a navegabilidade dentro da internet, em assuntos referentes ao curso.

Tânia salienta também o Glossário que traz a lista dos principais termos e palavras empregados no curso, com definições compiladas ou elaboradas por especialistas. No Fale Conosco, área de mensagens para a equipe técnica, o servidor escreve sobre dificuldades de acesso ao ambiente.

A Midiateca oferece biblioteca virtual, com textos que complementam ou aprofundam o conteúdo do curso (leis, decretos, apostilas etc.), em formato PDF (para abrir ou ‘baixar’ este arquivo, o participante deve ter em seu micro o programa Acrobat Reader). Por este recurso, o aluno tem acesso à legislação em vigor sobre o tema. ‘Se o aluno quiser verificar o conteúdo de uma lei, não precisa sair da tela do curso. Basta entrar na Midiateca para resolver sua dúvida’, observa Tânia.

Questões Freqüentes apresenta coletânea das dúvidas mais constantes sobre licitações e contratos encaminhados à Casa Civil. Em Ajuda o usuário encontra explicações sobre os recursos do ambiente.

Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)