Fundap: Mais de 250 turmas participaram do Curso de Melhoria da Qualidade do Atendimento

Serão treinados até 50 mil servidores públicos que desempenham funções de atendimento direto ao cidadão

ter, 21/09/2004 - 12h27 | Do Portal do Governo

Mais de 250 turmas de funcionários da administração estadual já participaram do Curso de Melhoria da Qualidade do Atendimento Prestado ao Cidadão, oferecido pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). O objetivo é disseminar diretrizes do novo modelo de atendimento, tais como ética, qualidade e acesso à informação.

“Os servidores precisam compreender as transformações que o Estado vem realizando, pois serão os agentes da mudança. Por isso, estamos investindo nos cursos. O servidor que atende o público pode perceber o que a sociedade realmente necessita. Felizmente, temos um ótimo exemplo de padrão de atendimento, que são os postos do Poupatempo”, declarou Evelyn Levy, assessora especial do governador para assuntos de recursos humanos e gestão.

Com carga total de 16 horas, o curso está dividido em dois dias consecutivos de aula, no Centro Universitário Nove de Julho (Uninove). No primeiro dia, os alunos discutem a situação atual do atendimento ao cidadão nos serviços públicos, competências de cada um para o trato com as pessoas e o novo padrão de tratamento, que coloca o indivíduo em primeiro lugar. No segundo, aprendem as habilidades para executar o novo padrão e como organizar o trabalho e a prestação dos serviços.

Serão treinados até 50 mil servidores públicos que desempenham funções de atendimento direto ao cidadão, acolhem e prestam as primeiras informações e orientam pessoalmente cada um na porta de entrada, na recepção, no balcão ou no guichê dos estabelecimentos públicos estaduais.

Mais de cinco mil funcionários já foram treinados desde maio. Cerca de 98% deles consideraram os professores comunicativos e quase 97% declararam que a estratégia adotada permitiu o envolvimento e facilitou a aprendizagem. Aproximadamente 92% classificaram o manual do curso como um elemento importante para orientação do trabalho, assim como mais de 94% dos participantes julgaram adequado o tratamento dispensado pela equipe de apoio do treinamento.

“Eu gosto muito do que faço e quero me aprimorar para atender melhor a todos os pacientes. O curso está ótimo, queria até que durasse mais de dois dias. Sou apaixonada por trabalhar com o público”, declarou Maria Nilce Nascimento Costa, atendente da Diretoria de Saúde de Santo André.

Jair Leoni, encarregado do setor de operação de campo da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), diz que vai passar tudo o que aprendeu para seus companheiros de trabalho: “Eles também devem se inscrever porque o curso é muito bom. Estou há 20 anos na Sucen e é a primeira vez que participo de um curso assim”.

Para Rosemary Shapovalov, da Escola Estadual Professor Alfredo Gomes, na Vila Bela Vista, não é diferente. “Trabalho há 13 anos no serviço estadual e é o primeiro curso que faço. Ele serve para qualquer função. Pode ser uma oportunidade até para que eu possa trocar de cargo”, diz a agente de organização escolar, que é responsável pela disciplina de mais de 400 crianças.

“Esse aprendizado é muito importante porque fazemos uma reciclagem e podemos melhorar nossa postura profissional em relação ao público. Todos os funcionários do Condeca estão fazendo”, explica Benedita das Graças Leme, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), que presta atendimento a mais de 600 municípios do Estado. “No meu setor todo mundo vai fazer. Eu fiz a inscrição e logo depois recebi a confirmação para participar”, acrescenta Maria Luiza Silva, técnica da Secretaria da Fazenda.

Para a soldado PM Fernanda Silva, o curso é valioso e pode ajudar na realização de seu trabalho. Ela ressalta, também, que a troca de experiências com profissionais de outras áreas é válida porque pode conhecer como é o trabalho dos outros.

Teresa Ceripieri, professora da Fundap, destaca que a principal qualidade do curso é a dinâmica das aulas: “Os alunos estão gostando muito porque tem muitas atividades práticas. Como professores, é bom porque ficamos conhecendo diversas realidades e podemos ouvir as várias experiências relatadas pelos alunos”.
A seleção e a inscrição dos participantes são feitas pelos órgãos setoriais e subsetoriais de recursos humanos do governo do Estado, de acordo com critérios estabelecidos pela Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH), da Casa Civil.

SERVIÇO:
Interessados em participar dos cursos da Fundap devem acessar: www.fundap.sp.gov.br.

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)