Fundação Pró-Sangue, o maior hemocentro da América Latina

nd

sáb, 09/02/2002 - 11h04 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição sem fins lucrativos, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mantendo com a última estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.

Criada em 1984, tem sua sede no 1.º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas de São Paulo, na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155.

A instituição é o maior hemocentro da América Latina e um dos três do mundo em capacitação técnica e em quantidade de sangue coletado, volume equivalente a aproximadamente 95% do sangue consumido na Grande São Paulo, 50 % do Estado e 20 % do Brasil.

Como centro de referência do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), responde pelo controle da qualidade do sangue de toda a América Latina.

A Pró-Sangue é ainda laboratório de referência da Sociedade Internacional de Hemofilia, membro do Serum Cells and Rare Fluids-SCARF, grupo que reúne especialistas internacionais que atuam em laboratórios de referência e fazem intercâmbio de amostras raras, e ‘twin-partner'(irmão gêmeo) do The Mount Sinai Medical Center, de Nova Iorque.

Em 1998, a instituição recebeu da British Standards Institution certificação ISO 9002, tornando-se também o primeiro hemocentro público brasileiro a ter o controle de qualidade de seus produtos e serviços testado e comprovado por um organismo de renome internacional.

Visite o site da Fundação Pró-Sangue.

Leia também:

  • Pró-Sangue precisa de voluntários neste Carnaval para ampliar estoque.
  • Veja quais são os requisitos básicos para doar sangue.
  • Confira quais os postos de coleta da Fundação Pró-Sangue.
  • Verdades e mentiras sobre a doação de sangue.