Fundação Gol de Letra funciona em antiga escola cedida pelo Estado

Instituição oferece atividades fora do horário de aula para crianças e adolescentes

qui, 08/04/2004 - 14h17 | Do Portal do Governo


A Gol de Letra oferece atividades esportivas, culturais e de lazer fora do horário escolar, em prédio cedido pelo Governo do Estado, para cerca de 240 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos, do bairro de Vila Albertina. Além de oferecer formação de agentes comunitários para jovens com idade entre 15 e 21 anos.

O governador Geraldo Alckmin foi recebido em café da manhã na Fundação, nesta quinta-feira, dia 8. Ele visitou as instalações, assistiu a um vídeo institucional e a uma apresentação de capoeira pelos jovens atendidos pela entidade, além de ouvir pessoas da comunidade e relato de Raí sobre os trabalhos desenvolvidos na instituição, que o atleta classificou como ‘prestação de contas’ ao governador.

‘Esse é o melhor modelo. As crianças ficam um período na escola e, no outro, têm atividades esportivas, culturais e de lazer, no chamado ‘after school’. Além disso, o trabalho é desenvolvido junto com as famílias. É um modelo de tecnologia social que deve ser estimulado e expandido para outros locais’, elogiou Alckmin.

Ele lembrou que, no final de 1998, assinou convênio cedendo uma antiga escola que estava desativada à Fundação Gol de Letra. ‘E eles desenvolvem um trabalho fantástico. O prédio foi totalmente reaproveitado e até ampliado. E conheci uma coisa interessante, chamada beliche. Havia aqui uma quadra descoberta. Geralmente, as pessoas fecham as quadras com paredes. A quadra fica um forno, parece uma estufa. Aqui, fizeram uma cobertura, deixando a quadra de baixo bem ventilada, e, em cima, na cobertura, construíram uma outra quadra aberta. As crianças jogam bola em cima e embaixo’, elogiou.

Cíntia Cury