Fundação Conrado Wessel e Fapesp divulgam ganhadores do Prêmio de Ciência e Cultura

Entrega oficial dos prêmios será no dia 7 de junho, na Sala São Paulo

sex, 21/05/2004 - 13h54 | Do Portal do Governo

Em comemoração aos seus dez anos de existência, a Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou nesta quinta-feira, dia 20, em São Paulo, os ganhadores do seu prêmio de Ciência e Cultura. A escolha foi feita em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Em todas as categorias – literatura, medicina, ciência geral, ciência aplicada ao meio ambiente, ciência aplicada ao campo e ciência aplicada ao mar – o prêmio concedido a cada ganhador é de R$ 100 mil. Entre os vencedores estão a escritora Lya Luft e o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Carlos Henrique de Brito Cruz. A entrega oficial dos prêmios será no dia 7 de junho, às 19h30, na Sala São Paulo, em cerimônia que contará com a presença de representantes do meio acadêmico, industrial e governamental.

“Iniciativas como essa têm um papel importante dentro da dinâmica de transformação da espiral da cultura científica em nosso país”, disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP, durante evento em que foram anunciados os escolhidos. “Embora existam diferenças teóricas e cronológicas, a ciência e a arte compartilham um predicado comum que é a busca pela criação. O Prêmio Conrado Wessel é parte desse processo de evolução, que rompe limites e fronteiras para criar novas áreas de produção e novos campos do conhecimento.”

Os vencedores foram escolhidos a partir de 118 indicações feitas pela Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Hospital do Câncer, cinco ministérios e por 24 universidades federais.

A comissão julgadora dos indicados foi montada pela Fundação Conrado Wessel. Fazem parte desse grupo integrantes da FAPESP, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Academia Brasileira de Letras (ABL) e representantes dos ministérios da Cultura, da Saúde, da Agricultura, do Meio Ambiente, da Marinha do Brasil e da Secretaria de Aqüicultura e Pesca.

Criado em 2002, o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciência e Cultura é entregue a personalidades ou entidades sediadas ou com atividades no Brasil, com o objetivo de incentivar atividades culturais, artísticas e científicas no país.

Os ganhadores da edição de 2004:

Ciência geral: Carlos Henrique de Brito Cruz, físico e reitor da Unicamp.
Ciência aplicada ao mar: Dieter Carl Ernst Heino Muehe, professor de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ciência aplicada ao campo: Jairo Vidal Vieira, pesquisador da Embrapa Hortaliças.
Ciência aplicada ao meio ambiente: Philip Martin Fearnside, professor titular do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia.
Literatura: Lya Luft, escritora.
Medicina: Maria Inês Schmidt, professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Por Thiago Romero, da Agência FAPESP