Fruticultura: Produtores são beneficiados com ações da Secretaria da Agricultura

Nesta sexta-feira, dia 17, o secretário Duarte Nogueira inaugura o Centro Apta Frutas e realiza pagamentos do prêmio do seguro rural

sex, 17/12/2004 - 8h44 | Do Portal do Governo

A região de Campinas e todo o estado de São Paulo contará agora com um centro de pesquisa dedicado à fruticultura – é o Centro Apta Frutas, localizado em Jundiaí. A fazenda já existente e especializada no desenvolvimento de variedades e novas tecnologias na área de frutas será oficialmente um centro de excelência e referência no setor. Durante a cerimônia de inauguração, nesta sexta-feira, dia 17, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, também realizará pagamentos de subvenções de 50% do prêmio do seguro rural a produtores da região. O projeto de subvenção, pioneiro no país, banca metade do seguro pago pelo produtor. A região de Campinas detém quase 60% das solicitações de pagamento dentro do projeto, na sua maioria de fruticultores principalmente de uva e caqui.

Após a cerimônia, haverá uma mesa de degustação das dezenas de variedades desenvolvidas pelos pesquisadores do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), com características que vão de produção precoce a resistência a pragas. Segundo o secretário de Agricultura, a região parte do Circuito das frutas é o maior polo de produção do estado de São Paulo, local ideal para reunir um centro de pesquisa. “E as solicitações no projeto de subvenção do seguro rural na região mostram o quanto o produtor está consciente da necessidade de se precaver contra as intempéries climáticas”, afirma Nogueira.

Inauguração do Centro Apta Frutas e pagamento de subvenções do seguro rural
Data: Sexta-feira, 17 de dezembro de 2004
Horário: 11 horas
Local: Centro Apta Frutas
Av. Luís Pereira dos Santos, 1.500 (Rodovia Jundiaí-Louveira) – Bairro Currupira – Jundiaí/SP

Fonte: Site da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – www.agricultura.sp.gov.br

(LRK)