Fotografia: Paço das Artes inaugura mostras de Cristina Canale e Manoel Veiga

Exposição tem início hoje e vai até 20 de abril

seg, 31/03/2003 - 14h20 | Do Portal do Governo

O Paço das Artes inaugura nesta segundaa um conjunto de obras de dois pintores contemporâneos: Cristina Canale e Manoel Veiga. Após mais de duas décadas de discussão em torno da superação da pintura, as exposições pretendem propor uma reflexão sobre a produção pictórica brasileira atual. “A pulsão do artista é livre e sua legitimidade deve ser garantida, independentemente das regras do jogo de cada momento ou de modismos. A arte contemporânea incorporou e integrou a diversidade, seja de discursos e poéticas, seja de suportes ou meios. A criação artística não pode ser julgada por conceitos que a enquadrem em meras declarações de morte “desta” ou “daquela” tendência ou procedimento”, considera Daniela Bousso, diretora do Paço da Artes.

A pintora carioca, radicada em Berlim, Cristina Canale expõe 13 telas produzidas entre 2000 e 2003. Descendendo de uma linhagem de pintores – a geração 80 – a pintura de Canale chegou ao novo milênio sem a pretensão do novo ou do original, mas com a densidade de quem conhece o percurso das vanguardas históricas. É com esse universo pictórico denso, que a artista vem se destacando no atual panorama da pintura brasileira.

Já o pernambucano Manoel Veiga, que reside em São Paulo desde 1999, expõe como artista convidado do programa “Temporada de Projetos”. Nesta mostra ele reúne um conjunto de obras produzidas no decorrer do último ano, resultado de uma pesquisa pictórica original e experimental. Veiga tem um processo de trabalho peculiar, pintando as telas diretamente sobre o chão, ele busca anular a ação da gravidade, fazendo com que a solução de pigmentos de acrílica disperse por difusão sobre a tela.

Cristina Canale e Manoel Veiga
Dia 31, às 19h30

Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária.
Fone: (11) 3814.4832
Até 20/04, de terça a sexta, das 11h30 às 18h30;
aos sábados e domingos, das 12h30 às 17h30
Entrada franca

Mais Informações:
Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa – 011 3351-8162/8163/8164/8165
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br

GB