Fotografia: Adolescentes da Febem Tatuapé expõem fotos sobre Aids

Exposição 'Falando Sério, Mano!' será mostrada em São Paulo e Brasília

qui, 29/11/2001 - 11h54 | Do Portal do Governo

Adolescentes da Febem-SP querem conscientizar as pessoas sobre o perigo da Aids. A partir desta quinta-feira, dia 29, um grupo de jovens da unidade Tatuapé estará expondo 30 fotografias, acompanhadas por slogans da mostra Falando Sério Mano!, no Conjunto Nacional, em São Paulo. A exposição marca o Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro.

A mostra nasceu no curso Fotografia e Cidadania da Febem, que oferece ensino profissionalizante na área e já atendeu cerca de 450 adolescentes desde o início das atividades, em agosto de 1999.

Neste trabalho, os jovens tiveram a orientação do fotógrafo João Kúlcsar, que coordenou o projeto. Eles participaram de encontros semanais para a criação, que teve como foco a prevenção da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida entre adolescentes.

Para o desenvolvimento das peças foram utilizados objetos pessoais e cenários do interior da unidade. A mostra ‘Falando Sério, Mano!’ também será exposta no Congresso Nacional, em Brasília, a partir desta sexta-feira, dia 30. Cinco adolescentes, sendo quatro internos e um ex-interno da Febem, que atua como assistente do professor do projeto, estarão na abertura da mostra na Capital Federal.

O curso ‘Fotografia e Cidadania’ é fruto de uma parceria entre a Febem, Centro de Educação Comunitária para o Trabalho do Senac-SP, Instituto Brasileiro Pró-Desenvolvimento Social (Prodes) e a Fuji Photo do Brasil. As fotos ficarão expostas em São Paulo e em Brasília até o dia 7 de dezembro.

Data: Quinta-feira, dia 29 de novembro de 2001
Local: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, nº 2.073 – São Paulo-SP.

Data: Sexta-feira, dia 30 de novembro de 2001
Local: Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes – Brasília-DF

Cíntia Cury