Fórum São Paulo: Governo Presente discute desenvolvimento e prioridades para a Região Central do Est

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 30 - Objetivo é promover o desenvolvimento do Estado com uma série de encontros diretos

qui, 29/01/2004 - 14h19 | Do Portal do Governo

O Fórum São Paulo: Governo Presente chega à Região Central do Estado nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro, a partir das 8h30. O objetivo do Governo do Estado é construir uma relação direta e estratégica com as comunidades dos 26 municípios que compõem a região, prestar contas das ações empreendidas, identificar demandas e orientar os investimentos do Governo e do setor privado.

O Fórum da Região Central vai reunir o governador Geraldo Alckmin, todo o seu secretariado e os principais membros do Executivo no Sesc Araraquara, localizado na Rua Castro Alves, nº 1.315, bairro Quitandinha – para avaliar, discutir e definir ações prioritárias.

Esta é a 12ª Região Administrativa do Estado a sediar o Fórum São Paulo: Governo Presente. As reuniões já foram realizadas nos municípios sede de Presidente Prudente, São José dos Campos, Registro, Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José do Rio Preto, Campinas, Franca e Santos. No total estão planejadas 20 reuniões regionais, das quais, quatro na Região Metropolitana de São Paulo.

Quatro pilares

Os fundamentos da nova gestão Geraldo Alckmin – Governo Empreendedor, Governo Educador, Governo Solidário e Prestador de Serviços de Qualidade – serão os temas dos painéis programados. Representantes do Governo apresentarão os resultados já alcançados em cada setor e ouvem demandas e necessidades. As lideranças serão ouvidas individualmente, em salas de atendimento.

Programação

O fórum será aberto às 9 horas pelo secretário João Carlos de Souza Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e coordenador do evento. Na seqüência, às 9h10, haverá a apresentação do primeiro painel, com o tema ‘Governo Solidário e Governo Prestador de Serviços de Qualidade’. O segundo painel, às 10h05, apresenta o tema ‘Governo Empreendedor e Governo Educador’.

Os secretários de Estado ficam à disposição para audiências, das 11 horas às 12h30 e das 13h30 às 14h50. Alckmin participa do Fórum a partir das 14 horas. A coletiva de imprensa será realizada às 17h30.

No sábado, dia 31, Alckmin inaugura e vistoria uma série de obras do Governo do Estado na Região Central (a programação será enviada pela Assessoria de Imprensa posteriormente).

Características Regionais

A Região Central do Estado possui 11.018 km2, que representam 4,43% do total do território do Estado. A principal via de acesso à região é a Rodovia Washington Luiz (SP-310), que faz a ligação com São José do Rio Preto, ao norte, e as Rodovias Anhangüera e Bandeirantes, ao sul. Os municípios de São Carlos e Araraquara possuem aeroporto.

Araraquara está em um importante entroncamento ferroviário, com ligações à leste (Campinas, São Paulo e Santos), ao norte (Barretos e Porto Colômbia, na divisa com Minas Gerais) e a oeste (São José do Rio Preto e Porto Rubinéia, na divisa com Mato Grosso e Goiás). Já São Carlos é um dos citygates do Gasoduto Bolívia-Brasil, incluído entre os municípios da primeira rede de distribuição de gás natural.

A Região Central possui uma economia diversificada, com importantes setores agropecuário, industrial, comercial e de serviços. O setor primário regional é dinâmico e acompanhou o movimento de modernização da produção agrícola brasileira, com a expansão dos complexos agroindustriais da cana-de-açúcar e da citricultura.

O parque industrial regional é expressivo. Sobressaem as atividades industriais derivadas das cadeias produtivas de cana-de-açúcar e laranja, com a produção de máquinas e implementos agrícolas e de máquinas de processamento da cana e laranja, além de outras empresas do complexo metal-mecânico. A região vem ampliando sua participação na produção industrial do Estado, com a construção da segunda fábrica da Embraer e a instalação do Pólo Aeronáutico de Gavião Peixoto.

No setor terciário destacam-se as presenças de Universidades, escolas técnicas, centros de pesquisa e de Centro Incubador de Empresas Tecnológicas; importantes instituições médicas e hospitalares; e de grandes empresas de distribuição.