Fórum São Paulo: Governo Presente discute desenvolvimento e prioridades para a Região Administrativa

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 27, às 9 horas

qui, 26/06/2003 - 9h26 | Do Portal do Governo

O Fórum São Paulo: Governo Presente chega à Região Administrativa de Sorocaba nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 8h30. O objetivo do Governo do Estado é o de construir uma relação direta e estratégica com as comunidades dos 79 municípios que compõem a região, prestar contas das ações empreendidas, identificar as demandas locais e orientar os investimentos do Governo e do setor privado.

O governador Geraldo Alckmin, todo o seu secretariado e principais intergrantes do Executivo estarão no Clube de Campo de Sorocaba – Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes n.º 1.761, em Sorocaba – para avaliar, discutir e definir ações prioritárias.

Sorocaba é a sétima Região Administrativa do Estado a sediar o Fórum São Paulo: Governo Presente. O primeiro evento foi realizado em Presidente Prudente; o segundo no município de São José dos Campos, no Vale do Paraíba; seguido por Registro, no Vale do Ribeira e por Araçatuba. Os dois últimos fóruns foram realizados nas regiões administrativas de Bauru e de Ribeirão Preto. No total estão planejadas 20 reuniões regionais, das quais quatro na Região Metropolitana de São Paulo, uma na Região Metropolitana da Baixada Santista e uma na Região Metropolitana de Campinas.

Quatro pilares

Os fundamentos da nova gestão Geraldo Alckmin – Governo Empreendedor, Governo Educador, Governo Solidário e Prestador de Serviços de Qualidade – serão os temas dos painéis programados. Representantes do Governo irão apresentar os resultados já alcançados em cada setor, ao mesmo tempo em que a comunidade regional irá projetar suas demandas e necessidades. As lideranças serão ouvidas individualmente, em salas de atendimento.

Programação

O fórum será aberto às 9 horas pelo secretário João Carlos de Souza Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e coordenador do evento. Na seqüência, às 9h10, haverá a apresentação do primeiro painel, com o tema ‘Governo Solidário e Governo Prestador de Serviços de Qualidade’. O segundo painel, às 10h05, apresenta o tema ‘Governo Empreendedor e Governo Educador’.
Os secretários de Estado ficam à disposição para audiências, das 11 horas às 12h30 e das 13h30 às 14h50.

O governador Geraldo Alckmin encerra o Fórum com um pronunciamento às 15 horas. A coletiva de imprensa será realizada às 17 horas.

Características Regionais

Localizada no Sudoeste do Estado, a Região Administrativa de Sorocaba é composta por 79 municípios, que se distribuem em cinco Regiões de Governo: de Avaré (com 17 municípios); de Botucatu (com 13 municípios); de Itapetininga (com 13 municípios); de Itapeva (com 18 municípios); e de Sorocaba (com 18 municípios). É a região de maior extensão territorial do Estado de São Paulo, possuindo 41.077 km2, ou 16,5% do total estadual.

A RA de Sorocaba possui posição privilegiada quanto à logística, sendo servida por importantes rodovias como a Castelo Branco (SP-280) e a Raposo Tavares (SP-270), que ligam a região com a Capital e são rota de passagem para o oeste paulista, e a rodovia Santos Dumont (SP-075), que liga Sorocaba a Campinas. Além disso a rede ferroviária, operada pela Ferroban, possibilita a conexão com a Capital e o Porto de Santos. O município de Conchas possui um porto fluvial, na Hidrovia Tietê-Paraná, que possibilita a saída de mercadorias para o Centro-Oeste e o Sul do Brasil, constituindo-se alternativa de integração com o Mercosul. Além disso, o Aeroporto de Sorocaba constitui-se em importante pólo aeronáutico de manutenção de aviões e possui uma das maiores movimentações do Estado em pousos e decolagens.

A região possui uma economia diversificada, com expressivos indicadores nos setores agropecuário, industrial, comercial e de serviços. No entanto, uma parcela importante da região, o sudoeste, apresenta fraca atividade econômica e destaca-se pela produção agrícola de subsistência e por baixos indicadores de qualidade de vida.

A agricultura regional tem apresentado movimentos distintos. Por um lado, tem havido um processo de expansão da pecuária e de culturas com alto nível de mecanização e/ou que empregam apenas sazonalmente a mão-de-obra, como café, laranja e limão. Por outro, tem havido o desenvolvimento de novas atividades agrícolas, como a agricultura orgânica, a fruticultura, a produção de cogumelos e flores etc., que usam de tecnologias diferenciadas e de mão-de-obra especializada, atendendo mercados cada vez mais exigentes e segmentados e viabilizando retorno econômico satisfatório.

A indústria regional é concentrada espacialmente, mas tem perfil bastante diversificado. Nos últimos anos, novas empresas, de diversos gêneros industriais, especialmente os intensivos em capital, instalaram-se na região, atraindo diversas cadeias de fornecedores. Simultaneamente, tem se verificado um processo de transformações tecnológicas na produção, com a modernização das empresas ou a instalação de novas plantas que, em busca de maior competitividade, têm aumentado a automação e exigido maior qualificação e “flexibilização” da mão-de-obra.

GB